Marina Sarruf
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São Paulo – Os embarques de sapatos femininos da marcas brasileiras Piccadilly e Via Uno estão aumentando para o mercado árabe. De todas as exportações do Brasil de calçados femininos para Omã, por exemplo, 19,5% são da Piccadilly. Já a Via Uno, que exporta 6% de sua produção para os países árabes, acredita que as vendas de produtos com maior valor agregado devem continuar crescendo para a região.
Ambas as empresas que estão expondo na 35ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro – e receberam ontem (14), primeiro dia do evento, importadores árabes. A Via Uno espera fechar um novo pedido com um cliente de Dubai, que já tem cinco franquias da loja nos Emirados Árabes Unidos. “Dubai é um mercado bem interessante e está crescendo muito”, disse o gerente de exportação da empresa, Jadir Bergonsi.
De acordo com a gerente de exportação da Piccadilly, Micheline Grings Twigger, a empresa também espera receber seus clientes exclusivos dos Emirados, Kuwait, Omã, Catar e Arábia Saudita. “O mercado do Oriente Médio vem tendo uma representatividade cada vez maior em nossas exportações”, disse. Nas exportações da companhia, o mercado árabe só perde para as Américas do Sul e Central.
Os calçados femininos da Piccadilly têm também forte representação no Kuwait, onde a empresa é responsável por 17% do total das exportações brasileiras de sapatos femininos. No Líbano, teve participação de 14,2%, e no Bahrein, de 13%. “Vendemos todas as linhas de sapatos para os árabes, não fazemos nenhuma modificação”, disse Micheline.
Segundo ela, a empresa já trabalha com clientes exclusivos em nove países árabes. “A procura pela nossa marca é grande. Muitos árabes nos procuram querendo ser nossos distribuidores”, disse. A Piccadilly, que começou a exportar para o Oriente Médio em 2000, quer conquistar este ano os países do Norte da África, como Tunísia, Argélia, Egito e Líbia. “Para a marca continuar crescendo no mercado árabe queremos ter um cliente exclusivo em cada país”, completou.
A Piccadilly exporta para 70 países e cerca de 30% de sua produção é destinada ao mercado externo, sendo 10% para o mercado árabe. “É um mercado importantíssimo para nós”, disse Micheline. Na feira, a empresa está trazendo uma nova linha de calçados femininos: a Sport Comfort, que conta com sapatos bem confortáveis e em cores variadas. Além de sapatos fechados, a Piccadilly está expondo botas, sandálias e tênis.
O estande da Via Uno também traz novidades em sapatos e bolsas femininas. As cores de inverno que a empresa está apostando este ano são os tons de cinza, grafite, violeta, vermelho e o preto. As texturas do couro ganham acabamento em verniz, que deverá fazer sucesso entre as mulheres brasileiras e estrangeiras.