Isaura Daniel
São Paulo – A Marcopolo S.A., uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias para ônibus rodoviários, urbanos e microônibus, poderá abrir uma fábrica no Oriente Médio. A empresa, líder nacional do setor, está fazendo pesquisas na Índia, Leste Europeu e Oriente Médio para a expansão dos negócios. "Estamos verificando os mercados para ampliação de atividades, o que pode envolver uma fábrica. Mas ainda são estudos extremamente preliminares", explica o diretor corporativo e de relações com investidores da companhia, Carlos Zignani.
A Marcopolo já mantém fortes relações comerciais com o Oriente Médio. No ano passado foram exportados mil veículos para a região, de um total de 14.362 unidades produzidas no Brasil. Apenas a Taseco, empresa de transportes da Arábia Saudita, importou 500 unidades da Marcopolo. Os outros países que compram da Marcopolo na região são Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait, Omã, Bahrein e Catar. O crescimento das exportações para o Oriente Médio foi de 26,3% sobre 2002. O maior volume de vendas foi de ônibus rodoviários para linhas de longa distância.
O diretor corporativo afirma que a abertura de um escritório comercial em Dubai, nos Emirados Árabes, ajudou a consolidar as vendas da Marcopolo para a região. O escritório foi inaugurado em 1998 e, além do departamento de vendas, mantém assistência técnica e reposição de peças. A perda de mercado das companhias européias, que tiveram os custos de produção encarecidos em função da alta do euro, também impulsionou as vendas para a região.
O grande salto nas vendas da Marcopolo para os árabes, porém, ocorreu nos últimos quatro anos, quando a empresa passou de oito unidades exportadas, em 2000, para 737, em 2002.
Um pé no exterior
A Marcopolo já possui atividades produtivas em sete diferentes países. Além das cinco fábricas que tem no Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, a empresa mantém unidades na Argentina, Colômbia, México, África do Sul, Portugal e na China.
A companhia é responsável por metade da produção de carrocerias para ônibus do Brasil e vende para cerca de 60 países. No ano passado, 5.670 carrocerias, ou 38,7% do montante fabricado, foram exportadas. Neste ano, a Marcopolo deve comercializar no exterior 6.600 unidades de uma produção de 15.500. O aumento projetado para as vendas fora do país é de 16%.
Com os países árabes devem ser mantidos os mesmos volumes de comercialização de 2003. A companhia está por fechar um novo contrato de venda com a Taseco, da Arábia Saudita, mas as entregas só devem ocorrer no ano que vem. De acordo com Zignani, um dos próximos objetivos da empresa na região é estreitar as relações comerciais com o Iraque. Para isso, porém, está esperando os conflitos na região diminuírem.
A empresa registrou uma receita líquida consolidada de R$ 1,2 bilhão no ano passado. As exportações representaram 49,9% desse valor.
Escritório da Marcopolo S.A em Dubai
RA 08, BC 05 – Jebel Ali Free Zone
Dubai – Emirados Árabes
Telefone: (+971) 4 883 3680