Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – Empresários da Mauritânia estão interessados no ramo sucroalcooleiro brasileiro. Dois empresários do país árabe do Norte da África estiveram no Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec), realizado na semana passada em Piracicaba, no interior de São Paulo. De acordo com Rodrigo de Campos, sócio da P.A.SYS Engenharia e Sistemas, que recebeu os mauritanos, eles estavam interessados na importação de açúcar e na construção de usinas em seu país.
“Eles têm uma demanda por açúcar que vai crescer nos próximos anos e querem fechar negócios diretamente com o Brasil, sem intermediários”, disse Campos, que é consultor do projeto de promoção comercial desenvolvido pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool de Piracicaba (Apla) e pela Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex).
Campos acrescentou que no futuro, porém, os mauritanos querem substituir importações e por isso buscam tecnologia para a construção de usinas. “Eles são de um país africano que fica em uma faixa de terra apta ao cultivo de cana-de-açúcar. Além disso, o açúcar é uma cadeia produtiva superempregadora e eles precisam fortalecer a economia local”, afirmou.
A empresa de Campos é especializada em novos projetos de usinas e ele explicou aos mauritanos como se desenvolve um empreendimento do gênero. Segundo ele, os empresários ficaram de analisar o resultado deste primeiro encontro e novos contatos sobre o tema deverão ser feitos no futuro.
De acordo com Campos, em uma primeira análise, a planta imaginada pelos mauritanos deve consumir investimentos de US$ 100 milhões para ter a capacidade de moer entre 1 milhão e 1,2 milhão de toneladas de cana por ano, o que deve resultar em uma produção anual de até 130 mil toneladas de açúcar.
Os empresários árabes se encontraram também com o secretário da Indústria e Comércio de Piracicaba, Luciano Tavares de Almeida, com quem conversaram sobre a compra de açúcar de produtores da cidade, segundo Campos. Piracicaba fica no epicentro da região que concentra a maior produção sucroalcooleira do Brasil.
Rodada de negócios
Durante o Simtec ocorreram rodadas de negócios do Projeto Comprador do Apla e da Apex. Segundo a assessoria de imprensa do evento, estiveram presentes também empresários da Austrália, México, República Dominicana, Estados Unidos, Peru, Honduras, Argentina, Paraguai e Bolívia. Foram gerados, ainda de acordo com a assessoria, mais de US$ 2 milhões em negócios.
Contato
P.A.SYS
Tel: +55 (19) 3402-4167 / 4777
E-mail: com@pasys.com.br