Marina Sarruf
São Paulo – O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, esteve hoje (10) em Osasco para falar aos empresários locais sobre o mercado árabe. O objetivo é incentivar as exportações para a região. Ele também convidou os empresários de Osasco a participarem da Feira Internacional de Argel, que será realizada entre os dias 1 e 8 de junho, na Argélia.
A Câmara Árabe foi convidada pela prefeitura de Osasco para participar do encontro "Negociando com os Países Árabes", promovido pelas Secretarias de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica) e Cultura por meio da Assessoria de Relações internacionais. De acordo com o secretário da Sica, Alcides Edilio Valente, a região de Osasco é composta por muitas pequenas e médias empresas e a idéia do encontro é auxiliar essas empresas a entrarem no comércio internacional.
"Estamos começando a criar uma cultura para o comércio exterior nos empresários de Osasco", afirmou Valente. Segundo ele, os principais setores industriais da cidade são metalurgia, cosméticos e confecções.
As exportações de Osasco no ano passado somaram US$ 162,15 milhões, o que significou um crescimento de 21% em relação a 2004. Os principais produtos exportados foram autopeças, insumos industriais, alimentos e bebidas destinados à indústria. Entre os países árabes para os quais Osasco exportou em 2005 estão: Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.
Já as importações da cidade no ano passado foram de US$ 292 milhões, um aumento de 20% em comparação a 2004. O município de Osasco tem 700 mil habitantes.