São Paulo – Para os empresários brasileiros do setor de frutas saberem das oportunidades de negócios no mercado árabe, o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, fará uma palestra na quarta-feira (03) em Natal, no Rio Grande do Norte, como parte da programação da Expofruit, feira da fruticultura, que será realizada no período de 03 a 05 de junho no município de Mossoró. “Não há dúvida que o Brasil tem potencial para se tornar grande exportador de frutas para o mercado árabe”, afirmou Alaby.
O secretário-geral foi convidado para participar do evento pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), um dos organizadores da feira, com o objetivo de incentivar os empresários a exportarem frutas para o mundo árabe. “O consumo de frutas na região é bem significativo. Algumas frutas, como morango, melancia, cereja, laranja e limão já são produzidas em alguns países árabes, mas existem outras, como mamão, melão, manga, tangerina e maracujá, que eles (os árabes) são dependentes de outros mercados”, disse Alaby.
Além disso, de acordo com o secretário, a produção dos países árabes é pequena e não é contínua. Entre os países produtores estão Líbano, Síria, Egito, Argélia e Tunísia. Em sua apresentação, o secretário-geral vai falar do mercado árabe de alimentos no geral e do potencial do setor de frutas, que inclui também polpa, sucos e doces, como geléias e compotas. “Vou dar uma visão geral do mercado. Falar do consumo, de onde importam, o que o Brasil já exporta e dos meios de transporte para exportação”, acrescentou.
O município de Mossoró, onde será realizada a Expofruit, está localizado num dos maiores pólos nacionais de melão, no Vale do Açu, que é também o segundo maior exportador de frutas frescas irrigadas. No ano passado, o vale exportou 92,5 mil toneladas de melão, um valor da ordem de US$ 65 milhões.
A 12ª edição da Expofruit também vai contar com palestras da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e produtores de melão. Paralelamente a feira, ainda serão realizadas rodadas de negócios com 10 importadores vindos da Espanha, Canadá, Holanda, Inglaterra e Argentina. Cerca de 20 empresas brasileiras produtoras e exportadoras se inscreveram para os encontros.
Serviço
Expofruit
Data: de 03 a 05 de junho
Horário: das 18h às 23h
Local: Expocenter de Mossoró, no Rio Grande do Norte
Endereço: Avenida Jorge Coeolho S/N, Bairro Costa e Silva
Palestra Oportunidades de Negócios no Mercado Árabe
Data: 03 de junho
Horário: 15h
Local: Auditório Sebrae-RN
Endereço: Avenida Lima e Silva, 76. Lagoa Nova – Natal
Tel. (84) 3616-7900

