São Paulo – O mercado dos cafés especiais nos Emirados Árabes Unidos está em momento de expansão, apontou a embaixadora Eliana Zugaib, encarregada de negócios da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi. A diplomata acompanhou os trabalhos da Semana do Café Brasileiro, que se encerrou nesta terça-feira (25). A ação teve organização da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi junto à Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O roadshow levou exportadores brasileiros para diferentes câmaras de comércio no país do Golfo e passou por seis dos sete emirados. Os eventos contaram com reuniões B2B e apresentações sobre a história do café em solo brasileiro. Participaram representantes da Pantanal General Trading, Ducoffee, Nares Group, Anorka Food Industries L.L.C, Gostoso Coffee e Três Marias Coffee.
Entre os emirados por onde os brasileiros passaram a embaixadora viu um setor já estabelecido. “[O café especial] É realmente algo efervescente aqui no país e acho que o momento foi muito correto. Não só promovemos o café porque é um dos nossos produtos mais importantes, mas porque ele tem algo muito especial, que é ser nossa própria identidade e um dos elementos que forjaram, acredito firmemente, uma parceria de muito longo prazo com cada um dos emirados e, nesse sentido, gostaria de agradecer à Câmara Árabe”, afirmou Zugaib.
Para o diretor e chefe do Escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, a semana trouxe a descoberta de um mundo inexplorado de oportunidades. “Ajman tem mais de 450 cafés, Ras Al Khaimah mostrou interesse em se tornar um hub para o café brasileiro. Conseguimos fazer algo inédito que foi alcançar todos os cantos dos Emirados. A importância disso foi mostrar para os Emirados Árabes que estamos empenhados em fazer parceria com eles e que vemos oportunidades em cada emirado”, declarou ele à ANBA.
Leia também:
Entre os executivos que participaram da ação, Janaina Azevedo representou a Nares Group e destacou os bons contatos que conquistou. “Foi realmente muito frutífero para a companhia. Agradeço por ter uma equipe [como a da Câmara Árabe] que nos ajuda a promover tantas conexões e negócios tão promissores”, declarou ela sobre a participação do grupo que comercializa o grão cru, chamado de café verde.
Além dos organizadores, alguns dias também contaram com a presença de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP).