Da redação
São Paulo – Empresários do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina participam na próxima semana da II Missão Comercial Conjunta do Mercosul. Segundo o Itamaraty, integrarão a comitiva 177 companhias – 95 argentinas, 44 brasileiras, 34 uruguaias e 4 paraguaias.
O Itamaraty informou ainda que o programa de trabalho da missão prevê a realização de exposições sobre a situação política e macroeconômica do Mercosul, de rodadas de negócios com empresas locais e de visitas a empresários e entidades setoriais. Até agora, por exemplo, as companhias brasileiras já possuem 167 agendamentos de negócios com firmas mexicanas.
Participarão da comitiva empresas de diversos setores, selecionadas com base em estudos de inteligência comercial e nas preferências tarifárias concedidas pelos Acordos de Complementação Econômica (ACEs) fecados entre os países do Mercosul e o México. Entre as brasileiras, destaca-se a presença da Fispal, Parmalat Brasil, Camargo Corrêa, DaimlerChrysler do Brasil, Eliane Revestimentos Cerâmicos e RMS Software.
A missão, que ocorre entre os dias 24 e 26 de novembro, será chefiada por José Ignacio Villar Terradas, Ministro da Indústria, Energia e Minas do Uruguai, país que exerce atualmente a Presidência pró-tempore do bloco.
A I Missão Empresarial Conjunta do Mercosul foi realizada em em junho de 2002, para a África do Sul. Participaram 84 empresas e entidades setoriais dos quatro países, que fecharam negócios no valor de U$ 14 milhões.
Segundo o Itamaraty, outras ações conjuntas do bloco estão sendo organizadas. No início do próximo ano, será realizada, no Centro de Promoção Comercial Conjunta em Berlim, Alemanha, a I Mostra Institucional do Mercosul. Também para 2004 está prevista a realização de uma grande apresentação do bloco na cidade de Xangai, China.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Informação Comercial do Itamaraty pelos tels: (+5561) 411-6390/91, fax: (+5561) 322-1935 ou e-mail: dic@mre.gov.br.