São Paulo – O vice-presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), recebeu esta semana em seu gabinete em Brasília o embaixador do Kuwait, Ayadah Alsaidi, e a diretoria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que estava representada por seu presidente, Marcelo Sallum, e pelo diretor-geral, Michel Alaby. No encontro, Temer foi convidado pelo diplomata árabe a visitar o país do Golfo e discutiu com a liderança da Câmara Árabe uma missão empresarial à Arábia Saudita.
De acordo com informações da Vice-Presidência, Alsaidi afirmou a Temer que o Kuwait pretende investir em projetos de infraestrutura no Brasil por meio do fundo soberano do país árabe. O embaixador disse que há possibilidade de ampliar as relações comerciais e diplomáticas entre o Brasil e o Kuwait. Segundo Alaby, o diplomata e o vice-presidente brasileiro também discutiram a possibilidade de negociar acordos de promoção e proteção recíprocas de investimentos e para evitar a dupla tributação de Imposto de Renda em negócios recíprocos.
Ainda neste encontro, o embaixador convidou Temer a participar das festividades do Dia Nacional do Kuwait, comemorado em 26 de fevereiro, na embaixada do país árabe em Brasília.
Após a reunião com o embaixador do Kuwait, Temer, Alaby e Sallum discutiram a organização de uma missão empresarial do Brasil à Arábia Saudita. Segundo Alaby, essa visita será importante para tentar suspender o embargo à compra de carne bovina brasileira pela Arábia Saudita, que acontece desde dezembro de 2012, quando o governo brasileiro revelou que um animal portador do agente causador do “mal da vaca-louca” morreu em 2010 sem, no entanto, desenvolver a doença.
Nesta visita a Arábia Saudita deverão ser discutidos investimentos sauditas no Brasil com foco na segurança alimentar. A missão deverá ser composta por representantes da Câmara Árabe, do governo brasileiro e por empresários do setor de alimentos e construção civil. A data da viagem ainda não está definida. Existe a possibilidade de que seja realizada no fim de março, na primeira semana de abril ou em novembro.
Também participaram do encontro o diretor do Departamento do Oriente Médio no Itamaraty, Carlos Ceglia, e o embaixador Fred Arruda.
Relações com o mundo árabe
Desde que Dilma Rousseff assumiu a Presidência, em 2011, o vice-presidente já visitou o Líbano, em novembro daquele ano, Omã, em abril do ano passado, e os Emirados Árabes Unidos, em novembro, quando conheceu a construção de uma fabrica da BRF em Abu Dhabi. Na ocasião, Temer também passou por Dubai.
Em Brasília, o vice-presidente recebeu o vice-primeiro-ministro da Líbia, Abdulsalam Al-Mahdi al Qadi, em abril do ano passado. O ministro das Relações Exteriores e Cooperação do Marrocos, Saad Eddine El Othmani, visitou Temer em setembro e a ministra da Educação de Omã, Madiha Al Shaibani, esteve em seu gabinete em novembro. Em dezembro, Temer, que é descendente de libaneses, foi homenageado pelos embaixadores árabes em Brasília.