Geovana Pagel
São Paulo – A microempresa Bom Jardim Vasos, localizada em Mairinque, interior de São Paulo, começou no ramo de vasos ornamentais para jardins há cinco anos. Em dezembro do ano passado, conta o proprietário Luis Claudio Rodrigues, ele e a esposa tiveram a idéia de criar um produto direcionado exclusivamente para exportação: vasos de vidro, de diversos tamanhos e formatos, decorados com pedras brasileiras.
O projeto tem dado tão certo que, em menos de três meses de trabalho, eles já fizeram remessas para a Espanha e a França. Agora ele quer iniciar os contatos com outros mercados potenciais, como o dos países árabes. “Nosso maior objetivo é introduzir no mercado externo um produto que mostre a beleza das pedras brasileiras, crescer e gerar emprego para as pessoas da nossa região”, afirma.
Para garantir o sucesso do produto “lá fora”, Rodrigues tem contado com a preciosa ajuda da internet. “Fiz um curso on-line sobre empreendedorismo, no site do Sebrae/SP, acessei páginas de lojas e revistas e entrei em contato com possíveis compradores via e-mail”, conta.
Negociando por e-mail, em janeiro o empreendedor fechou a primeira venda externa para a Espanha. Logo depois fechou negócio com uma brasileira que é dona de uma loja na França. “Enviei uma caixa com 12 unidades para cada importador. Utilizei o Exporta Fácil dos Correios, hoje um dos modos mais econômicos de enviar pequenos pedidos”, diz.
Rodrigues apenas reclama do tempo, em média 15 dias, que leva para a encomenda chegar ao destino. “A gente quer ter o retorno para o comprador logo”, explica. “A cliente da Espanha já enviou um e-mail falando que o produto é muito mais bonito do que a foto do catálogo. Isso nos deixa otimistas em relação a novos pedidos”, garante.
Pedra por pedra
De acordo com Rodrigues, o trabalho é totalmente artesanal, utiliza as mais diversas pedras brasileiras, como quartzo, cristal, ametista e turmalina, e cada peça leva quatro dias para ser finalizada.
“Colocamos pedra por pedra. A gente trabalha por etapas. Por último passamos uma resina de ardózia, própria para impermeabilização de pedras, pisos e telhas”, explica Rodrigues. Segundo ele, a resina garante brilho e permite que o vaso seja lavado sem causar dano algum às pedras.
Os vasos decorados com pedras também são muito utilizados pela arte oriental Feng Shui, voltada para a a harmonização de ambientes, e também pelos místicos.
Contato
Telefone: 55 11 4718.6076
E-mail: bomjardimvasos@srnet.com.br

