São Paulo – A primeira participação de empresas brasileiras por meio do Projeto Halal do Brasil na feira Mihas, em Kuala Lumpur, se encerra nesta sexta-feira (15) com oportunidades de negócios a serem exploradas. BRF, de produção de carne de frango, a fabricante de derivados de açaí e manga Tropicool e a trading Fenaagro estiveram no estande do Brasil organizado pelo projeto (imagem acima), uma parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para apresentar no exterior os produtos halal feitos no Brasil. A Malaysia International Halal Showcase (Mihas) é uma das maiores mostras globais de produtos halal.
“Os produtos do Brasil apresentados aqui fizeram sucesso, as pessoas de outros países se interessam muito pelo que é exclusivo do Brasil. No caso do açaí, que poucas pessoas conhecem, os visitantes tiveram a oportunidade de degustar os produtos apresentados pela Tropicool. Adoraram”, disse a gerente de Projetos Internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Dantas. A delegação brasileira também participou de um coquetel oferecido pela Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur.
“A presença na mostra foi um começo. Há um mercado a ser trabalhado para colher os resultados no futuro. A Mihas nos coloca em contato com clientes de diversos países e com um público muito qualificado porque é uma feira apenas de produtos halal”, disse Fernanda. Produtos halal são aqueles feitos de acordo com as normas islâmicas e consumidos por países de população muçulmana, como, por exemplo, nações árabes e países do sudeste asiático.
O Projeto Halal, executado pela Câmara Árabe e pela ApexBrasil, começou as atividades neste ano e se estende até 2025. Prevê inserir 500 companhias, principalmente de alimentos com valor agregado, no mercado halal mundial. Capacitação de empresas, treinamentos para obter a certificação halal, promoção comercial, participação em missões comerciais e feiras são algumas das ações previstas pelo Projeto Halal. Seus mercados prioritários são: Malásia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, África do Sul, Indonésia, França e Alemanha.
De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil exportou US$ 2,365 bilhões para a Malásia. E importou US$ 968 milhões. Os principais produtos vendidos pelo Brasil para o país asiático são minério de ferro, petróleo e açúcar. Os principais itens malaios comprados pelo Brasil são pneus para ônibus e caminhões, circuitos integrados, óleos lubrificantes, processadores e vestuário.