Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O estado de Minas Gerais quer aprender com a experiência da cidade ecológica de Abu Dhabi, a Masdar City, que está sendo construída nos Emirados Árabes Unidos. Ela será a primeira cidade do mundo com emissão zero de carbono, reciclagem total de lixo e com uso apenas de energia renovável. “O Brasil tem um conhecimento forte nesta área (de energia renovável). Acredito que mais para frente os universitários mineiros possam fazer um intercâmbio e aprender mais com esse projeto”, afirmou à ANBA o vice-governador, Antonio Anastásia, que visitou ontem (02) o projeto da cidade.
Anastásia lidera uma missão empresarial ao mundo árabe, que começou terça-feira (01) nos Emirados Árabes. A delegação é formada por 47 pessoas e conta com a presença do secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby. Segundo o vice-governador, a cidade sustentável é um grande projeto e pode auxiliar nos estudos das universidades mineiras.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado, José Carlos Carvalho, que também integra a missão, a primeira idéia é levar as informações do projeto para as universidades e depois criar algum tipo de intercâmbio para que os estudantes conheçam a cidade. “É um projeto arrojado com emissão zero de gás carbônico. É uma cidade revolucionária”, disse. O secretário afirmou ainda que é importante que os universitários conheçam também o futuro do urbanismo e das construções de cidades sustentáveis.
Na empresa Masdar, que significa em árabe “recurso”, a delegação foi recebida pelo gerente de projetos Salah Ahmed, que fez uma apresentação sobre a empresa. Segundo Alaby, os principais objetivos da companhia, apresentados pelo gerente, são apoiar e diversificar a economia de Abu Dhabi; expandir a posição do emirado no envolvimento global dos mercados de energia e procurar contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Outras visitas
Ontem pela manhã, a delegação visitou o Porto de Jebel Ali e o Centro de Distribuição da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Câmara Árabe.
Outra visita foi na DP World, holding do governo de Dubai com atividades nas áreas de prestação de serviços, logística em portos, aeroportos e zonas francas, investimentos e administração em portos no exterior. Na empresa a missão foi recebida pelo vice-presidente sênior, Mohamed Al-Muallem, que também fez uma apresentação da empresa.
Entre as autoridades que integram a missão estão o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa de Minas, Alberto Pinto Coelho Junior, e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues. Na sexta-feira, o grupo vai para o Egito, onde a missão segue até o domingo (09).
A visita da missão à Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, realizada na terça-feira (01), foi notícia na imprensa local. Jornais como Khaleej Times, um dos principais em idioma inglês, destacou a presença brasileira no país. Na Câmara, a missão foi recebida pelo presidente da entidade, Abdul Rahman Saif Al Ghurair. Além do vice-governador, também está à frente da missão o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Robson Braga de Andrade.

