São Paulo – O ministro da Indústria e Comércio do Egito, Rachid Mohamed Rachid, chega nesta quarta-feira (04) ao Brasil acompanhado de uma delegação empresarial, após ter estado na Argentina, onde assinou o acordo de livre comércio entre seu país e o Mercosul. O tratado, o primeiro do gênero entre o bloco sul-americano e uma nação árabe, deve dominar as conversas que Rachid terá com representantes do governo e da iniciativa privada em São Paulo e Brasília.
Hoje mesmo, o ministro terá uma reunião com a diretoria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista. O presidente da entidade, Salim Taufic Schahin, destacou que a visita é importante justamente por ocorrer logo após a assinatura do acordo e que Rachid é uma figura de especial relevância no cenário econômico e político do Egito.
Schahin acrescentou que a diretoria quer conversar com o ministro sobre formas de ampliar ainda mais as relações econômicas e comerciais entre o Brasil e o país árabe. O Egito é atualmente o terceiro maior mercado para produtos brasileiros entre as nações árabes e o primeiro na África.
"O ministro gosta muito do Brasil", disse o presidente da Câmara, que já esteve com Rachid em outras oportunidades. Em uma delas, por exemplo, surgiu a ideia de se criar um Conselho Empresarial Brasil-Egito, que serviria para explorar oportunidades de negócios bilaterais e dar voz às demandas dos empresários dos dois países. O tema pode ser discutido hoje.
Na quinta-feira, os empresários egípcios vão participar de rodada de negócios com empresas brasileiras na sede da Câmara Árabe. A delegação é composta por mais de trinta pessoas que atuam com importação e exportação de produtos como alimentos, equipamentos médicos, farmacêuticos, confecções, máquinas agrícolas, material elétrico, fertilizantes e fios de algodão. Para participar gratuitamente, as companhias do Brasil devem falar com o Departamento de Comércio Exterior da entidade (ver contatos abaixo).
No mesmo dia, Rachid vai para Brasília, onde tem encontros programados com os ministros brasileiros Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Celso Amorim (Relações Exteriores), Wagner Rossi (Agricultura) e Paulo Sérgio Passos (Transportes).
Na sexta-feira, Rachid volta a São Paulo e tem reuniões marcadas com o Conselho Empresarial da América Latina (Ceal) e com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Informações sobre a rodada de negócios
Tel: (11) 3147-4068
E-mail: comex@ccab.org.br

