Marina Sarruf
São Paulo – Ministros árabes participaram ontem (02) da abertura de duas feiras internacionais que estão contando com a presença da Câmara de Comércio Árabe Brasileira: a Feira Internacional de Trípoli, na Líbia, e a Project Qatar, em Doha, no Catar. No primeiro evento, compareceram o ministro da Economia, Comércio e Desenvolvimento da Líbia, Ali Abdul Aziz Al Isawi e a ministra da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Lubna Al-Qasimi. "O ministro agradeceu a presença de todos os participantes e autoridades", disse o vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun, que está na Líbia.
Ontem, a feira foi aberta somente para as autoridades e expositores. A partir de hoje até o dia 12 de abril o evento é aberto ao público. Já na feira do Catar, foi o primeiro-ministro do país, Hamad Bin Jassim Bin Jabor Al-Thani, que também é ministro das Relações Exteriores do Catar, que inaugurou a quarta edição da Project Qatar, que segue até quinta-feira (05).
De acordo com o coordenador de operações da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, que está na feira, o estande da entidade recebeu cerca de 10 pessoas interessadas em saber sobre os serviços da Câmara. Entre elas, o gerente comercial da empresa do Catar, Matkey International, Abdhul Kadeer, que está interessado em fornecedoras brasileiras de material de construção, elétrico e de tecnologia da informação.
O agente de comércio exterior da empresa brasileira Vitrolar Metalúrgica, Everton Luiz Pereira, que está na feira, acredita que os produtos fabricados pela companhia vão ter boa aceitação no mercado árabe. "Começamos a trabalhar com os países africanos e do Oriente Médio este ano. Pelo que eu estou vendo nossos produtos têm procura", disse. A Vitrolar produz esquadrias metálicas, portas, janelas e vitrôs.
Hoje, a empresa deverá visitar algumas empresas do segmento de construção e receber a visita de importadores, que foram pré-agendadas pela Câmara Árabe. Essa é a primeira vez que a entidade participa da Project Qatar, feira voltado para o setor de construção. Participam do evento mais de 300 empresas de diversos países, como Espanha, Áustria, Alemanha, Kuwait e Chipre.
Essa também é a primeira vez que a Câmara Árabe participa da Feira Internacional de Trípoli, que é multissetorial e tem a presença de duas empresas brasileiras: a Latinex, uma trading de produtos alimentícios de Curitiba, e a Itatiaia Móveis, de Ubá em Minas Gerais. A feira da Líbia está na 36ª edição e tem mais de 4,5 mil empresas participantes de 45 países.