São Paulo – Cerca de 70 pessoas, entre representantes de empresas, entidades setoriais e órgãos do governo, vão participar de missão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) ao Oriente Médio de 12 a 16 de fevereiro. Empresários e organização tiveram uma reunião preparatória nesta terça-feira (31) no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.
A delegação vai visitar a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, incluindo Dubai e Abu Dhabi, e parte das empresas irá antes ao Catar. Quatro tipos de companhias, num total de 46, vão integrar a missão: exportadoras de diferentes tipos de produtos, construtoras, de defesa e interessadas em atrair investimentos para projetos no Brasil.
O ministro Fernando Pimentel vai liderar o grupo e terá encontros com membros dos governos locais. A Organização é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), órgão vinculado ao MDIC, com apoio da CNI e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O CEO da entidade, Michel Alaby, fez nesta terça-feira uma apresentação aos empresários sobre como negociar com os árabes.
Na seara das exportadoras, estão contempladas quatro áreas: alimentos e bebidas, autopeças, máquinas e equipamentos e casa e construção. Segundo Bassel Amaneddine, gerente geral da IFP Emirates, companhia de promoção de eventos contratada para organizar os encontros nos Emirados, mais de 100 empresas locais se inscreveram para participar da rodada de negócios com os brasileiros.
No caso dos empresários que vão apresentar projetos de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento imobiliário, representantes de 60 companhias pretendem assistir ao seminário. Amaneddine ressaltou que os números podem aumentar até a data das reuniões. “Houve uma boa resposta [aos convites]. Isso reflete o interesse do Oriente Médio no Brasil”, destacou o executivo.
Ainda nos Emirados, a delegação terá reuniões com empresários de outros países organizadas pela consultoria Euromonitor. Até agora estão confirmados encontros com representantes de 20 empresas da Jordânia, Bahrein, Líbano, Catar, Kuwait e Omã.
Na Arábia Saudita, até agora, 37 empresas confirmaram participação na rodada de negócios com os brasileiros e nove no seminário de investimentos. “Teremos mais [confirmações até a data das reuniões]”, informou Anas Hussien, gerente da Marcom, companhia de promoção de eventos escolhida para organizar a agenda em Riad. Ele acrescentou que mais 94 empresários estão para confirmar presença na rodada e pelo menos 20 devem participar do seminário.
Segundo Hussien, o ambiente de negócios na Arábia Saudita “está competitivo” e a economia está crescendo, apesar das turbulências na seara internacional. Ele destacou que há muitos projetos de grande porte em andamento no país, especialmente na indústria, de desenvolvimento imobiliário e infraestrutura.
Para os exportadores, o gerente ressaltou que os sauditas “são consumidores por natureza” e há forte demanda por bens de consumo, principalmente alimentos e bebidas.
As construtoras e as empresas de defesa terão agendas separadas. As primeiras vão ainda passar pelo Catar. Segundo o gerente do centro de negócios da Apex em Dubai e do escritório da agência em Doha, Sidney Costa, elas vão participar de um seminário para mostrar às autoridades catarianas a experiência das companhias brasileiras em obras de infraestrutura, além de ter reuniões com representantes de bancos, escritórios de advocacia e construtoras locais. O objetivo é abrir oportunidades nos projetos do país para a Copa do Mundo de 2022.