Da redação
São Paulo – Uma missão chinesa chega ao Brasil na segunda-feira (11) para conhecer a produção de etanol, álcool extraído da cana-de-açúcar e utilizado como combustível. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os chineses, liderado pelo engenheiro Sun Xiaocang, querem conhecer o processo de produção do álcool, o funcionamento das usinas, a estrutura de distribuição existente e as regras aplicadas ao setor.
De acordo com o ministério, a visita ocorre dentro do escopo de um memorando de entendimentos que foi assinado pelos governos dos dois países e prevê a troca de informações técnicas, com o objetivo de promover investimentos e o comércio bilateral no setor.
Com a entrada em vigor este ano do Protocolo de Kyoto, que obriga à diminuição da emissão de poluentes em escala internacional, o Brasil, que já é o maior produtor e exportador de álcool, espera aumentar em muito suas exportações. Alguns países, como é o caso do Japão, já autorizaram a mistura de álcool na gasolina para diminuir a emissão de gases nocivos.

