São Paulo – Estão abertas até a próxima sexta-feira (06) as inscrições para as empresas que quiserem participar da “Missão Empresarial do Brasil ao Norte da África”, que ao Egito e Argélia de 24 a 28 de maio. A viagem é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
No primeiro dia na Argélia, os empresários vão se reunir com potenciais compradores locais. No dia seguinte, será realizada uma rodada de negócios com clientes dos vizinhos Marrocos e Tunísia. No Egito, os brasileiros irão se encontrar com empresários do país e farão visitas técnicas a supermercados e empresas.
De acordo com a executiva de negócios internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, os participantes da missão devem ser dos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, e casa e construção.
“Há um novo cenário nos países do Norte da África. Há expectativas de investimentos que irão impulsionar o setor de construção. Já o setor de alimentos é o nosso carro chefe, porém, há espaço para ampliar as vendas de produtos industrializados, além das commodities, setor em que já somos fortes. O segmento de máquinas agrícolas também é oportuno porque Argélia e Egito querem investir em agricultura e aumentar a área plantada para reduzir suas importações de alimentos nos próximos anos”, afirmou Fernanda.
Em 2013 e em 2014 o Egito e a Argélia foram, respectivamente, o terceiro e o quarto maiores importadores de produtos brasileiros entre os países árabes. Entre as nações africanas, o Egito é o maior comprador do Brasil e a Argélia está na quarta colocação.
Em 2014, o Brasil exportou o equivalente a US$ 2,3 bilhões ao Egito, valor 5,1% maior do que o total exportado em 2013. Os principais produtos vendidos foram carnes, açúcar, milho, minério de ferro e máquinas agrícolas. Para a Argélia, os embarques somaram US$ 1,1 bilhão, uma queda de 3,9% em comparação com 2013. Açúcar, milho, carnes, óleo de soja e máquinas agrícolas lideraram as remessas. O Brasil tem um déficit histórico no comércio com a Argélia em função das importações de petróleo produzido na nação africana.
Mais informações:
Apex-Brasil
Gerência de Relacionamento com Clientes
Tel.: (61) 3426-0202
E-mail: apexbrasil@apexbrasil.com.br