Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A missão empresarial mineira que está prospectando o mercado árabe chega hoje (04) ao Cairo, no Egito, onde vai participar, a partir de domingo, de encontros empresariais e com autoridades locais. A delegação, composta por 47 pessoas, está vindo dos Emirados Árabes, onde fez uma série de visitas e contatos empresariais.
Liderados pelo vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemg), Robson Braga de Andrade, os empresários mineiros vão participar no final de semana de um seminário sobre como negociar com o Egito, proferida pelo secretário-geral da Federação das Câmaras de Comércio Egípcias, Alaa Ezz. Os egípcios também vão ouvir a palestra do secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby.
“Vou falar das atividades da Câmara Árabe, das feiras que participamos, inclusive a do Cairo, da corrente comercial e do aumento do comércio entre Brasil e países árabes”, afirmou Alaby, que está acompanhando a missão mineira.
Segundo ele, na abertura do evento vão estar presentes o ministro de Comércio Exterior e Indústria do Egito, Rachid Mohamed Rachid; o presidente da Federação das Câmaras de Comércio Egípcias, Mohamed El Masry; o presidente da Federação Empresarial Brasil-Egito, Ashraff El Attal, e o presidente da Associação de Empresários do Egito, Adel Gazarin.
Após as palestras serão realizados encontros de negócios entre os empresários dos setores têxtil, alimentos, calçados, moda, borracha, café, matérias-primas para cosméticos, móveis, fertilizantes, celulose, papel e papelão, mármores e granitos, produtos de construção civil e plásticos.
As exportações brasileiras para o Egito no ano passado somaram US$ 1,23 bilhão, uma queda de 8,8% em comparação ao ano anterior. Os principais produtos embarcados foram carne bovina, minério de ferro, açúcar, aviões, alumina calcinada (para produção de alumínio), chassis com motor, soja, fumo e papel.
Por outro lado, as importações brasileiras do país árabe somaram US$ 52,77 milhões em 2007, o que representou um aumento de quase 80% em comparação ao ano anterior. Superfosfato, fosfato, algodão, instrumentos e aparelhos para medicina e couro bovino foram os principais itens importados.
Dubai
Nos Emirados Árabes, onde a missão estava antes de chegar no Egito, os empresários mineiros visitaram a Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, onde participaram de encontros de negócios; na empresa de desenvolvimento imobiliário Nakheel; na Masdar, responsável pelo projeto da Cidade Sustentável em Abu Dhabi; na DP World; no Porto de Jebel Ali e no Centro de Distribuição da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Câmara Árabe.