Isaura Daniel
São Paulo – A Ponto Trançado, uma pequena confecção goiana que fabrica roupas com características artesanais, começou a exportar para o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos neste ano. As peças produzidas pela empresa já eram vendidas em lojas do Kuwait e Líbano, no mundo árabe, e começaram a ser enviadas também para os outros dois mercados do Oriente Médio depois de contatos feitos em janeiro, durante a feira de moda CPD Düsseldorf, na Alemanha. A mostra reúne importadores de várias partes do mundo.
De acordo com a designer e proprietária da Ponto Trançado, Maria Cristina do Valle Faria, a confecção, que tem sede em Goiânia, entrou no mercado externo há cerca de três anos, justamente quando começou a participar da mostra na Alemanha. As vendas para os árabes também se iniciaram na época, a partir de contatos feitos na feira. Para o Kuwait, por exemplo, a Ponto Trançado vende desde a primeira participação na CPD. "Vendemos duas coleções por ano para eles", explica Maria Cristina.
Quem importa as peças da Ponto Trançado, no Kuwait, é uma loja que atende o público de alto poder aquisitivo. As roupas da empresa goiana dividem espaço, no ponto-de-venda, com marcas de presença internacional como a Ellus. Atualmente, cerca de 40% da produção da indústria é exportada, de acordo com a proprietária. Além dos quatro países árabes, também Estados Unidos e Itália importam as roupas da Ponto Trançado. "Temos um bom mercado no exterior principalmente pela característica artesanal", diz Maria Cristina.
A Ponto Trançado produz entre mil e duas mil peças por mês. Além de fabricar as roupas, a empresa também atua no varejo, com uma loja em Goiânia, que funciona também como showroom. A Ponto Trançado foi aberta pela designer Maria Cristina com a proposta de produzir peças singulares, com bordados, mistura de tecidos nobres e rústicos, sedas, rendas, pinturas manuais. A base da maioria das peças é o tricô. Elas não são únicas, mas são feitas em quantidades pequenas.
As roupas da coleção inverno deste ano, por exemplo, mesclam o estilo romântico e o folk, que traz referências a grupos étnicos e ao folclore. Também o colorido e a suntuosidade do estilo vitoriano, da Rainha Vitória, fazem parte da coleção. A Ponto Trançado foi fundada há oito anos. A empresa tem 28 funcionários diretos.
Contato
Ponto Trançado
Telefone: +55 (62) 3541-4943
Site: www.pontotrancado.com.br

