Isaura Daniel
São Paulo – Calçados, vestidos e acessórios brasileiros estão fazendo sucesso na Motexha Autumn, feira de moda que começou ontem (12) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Três empresas brasileiras, um estilista e uma associação de indústrias do Brasil participam da mostra em um estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). De acordo com o gerente de relações internacionais da CCAB, Fadley Fattah, que está na feira, os produtos das empresas brasileiras estão chamando a atenção do público da Motexha.
No estande brasileiro estão expostos as jóias e semijóias da Alchemy, acessórios de moda da Moltec, roupas criadas pelo estilista Leonardo Chiasso e calçados da empresa Giovanna e de indústrias que fazem parte da Associação dos Calçadistas de Franca (Ascal). Segundo Fattah, como a feira é aberta também ao consumidor final, muitos visitantes querem adquirir as peças expostas no estande. "Muitas mulheres gostam dos produtos e querem comprá-los", diz o proprietário da Alchemy, Anderson Balloni. Os produtos, porém, estão à venda apenas para o atacado. As peças da Alchemy que mais estão chamando a atenção, de acordo com Balloni, são as folheadas a ouro e as feitas com pedras brasileiras, como a turmalina e o citrino.
Entre os calçados da Samello, marca de sapatos masculinos que participa da feira como parte da Ascal, os que mais estão atraindo o público são os de moda jovem, como sapatênis, as sandálias e os de alta qualidade, de acordo com o gerente de exportações da empresa, Mauricio Ávila. A Samello levou a sua coleção primavera-verão para apresentar durante a mostra. Segundo o gerente de relações internacionais da CCAB, os vestidos do estilista Chiasso, de cores chamativas como verde, amarelo, rosa choque e vermelho, e as sandálias masculinas da Giovanna, próprias para o calor do Golfo, também estão levando visitantes para o estande.
No primeiro dia de feira não chegaram a ser fechados negócios efetivos, mas foram feitos vários contatos comerciais. A Samello fez ao redor de 20 contatos, de acordo com Ávila. Ele acredita que quatro deles podem render negócios futuros. "Vieram várias empresas nos visitar, algumas com intenções sérias de compra", diz o gerente de exportações da Samello. A Alchemy recebeu dois pedidos de cotações, um deles de um distribuidor do Norte da África e outro do Oriente Médio.
Ontem, no final do dia, as peças do estilista Leonardo Chiasso foram apresentadas em um desfile na feira. O desfile ocorrerá todos os dias, como parte da Motexha, e apresentará as criações dos estilistas presentes na mostra. Cada dia Chiasso apresentará diferentes modelos de roupas no desfile.
A Motexha foi aberta ontem pela manhã pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, Obaid Humaid Al Tayer. Ele visitou os estandes da feira, entre eles o espaço brasileiro. De acordo com o gerente de relações internacionais da CCAB, Al Tayer olhou alguns dos produtos expostos no estande, agradeceu a participação do país e afirmou que espera ver o Brasil nas próximas edições da Motexha.
Essa é a primeira participação da CCAB na Motexha. A feira é a maior do segmento no Oriente Médio e no ano passado atraiu 12 mil pessoas.