Movimentação portuária na Argélia aumenta 7%

Foram movimentadas 30,6 milhões de toneladas de carga nos dez portos do país de janeiro a março.

Da Redação
anba@anba.com.br

Argel – A atividade portuária na Argélia aumentou 7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com informações do Grupo de Serviços Portuários (SerPort) divulgadas pela agência de notícias APS.

O volume de mercadorias movimentadas pelos dez portos argelinos chegou a 30,6 milhões de toneladas de janeiro a março, contra 28,6 milhões de toneladas nos três primeiros meses de 2018.

As exportações somaram 19,9 milhões de toneladas, um acréscimo de 14% na mesma comparação, sendo 2,4 milhões de toneladas de produtos não ligados ao setor de petróleo e gás, o mais importante do país.

Material de construção e produtos agrícolas foram as principais mercadorias não petrolíferas exportadas no período, com um crescimento de 42% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

A movimentação de petróleo, gás e derivados somou 19 milhões de toneladas, um acréscimo de 6% em igual comparativo. Segundo o SerPort, este setor responde por 63% do tráfego portuária na Argélia.

O tráfego de contêineres chegou a 523,2 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), um aumento de 13% na mesma comparação. Já a movimentação de veículos foi de 2.234 unidades, um avanço de 1%.

Billal Bensalem/NurPhoto/AFP

Publicações relacionadas