São Paulo – O Oriente Médio e o Norte da África viraram foco das exportações de Minas Gerais. O estado desenvolveu o "Projeto Coaching", que tem como objetivo principal diversificar a pauta de exportação mineira e, agora, está em fase final da licitação internacional que escolherá uma consultoria para ajudar 15 empresas do estado a exportarem para os países do mundo árabe. Hoje, as nações da região respondem por apenas 4,2% das exportações mineiras.
O projeto surgiu como parte do programa de cooperação técnica que o estado de Minas Gerais mantém com o Banco Mundial. Os setores de alimentos e de construção civil foram escolhidos como foco para as ações de promoção comercial a serem realizadas nos países árabes. A escolha dos setores e do mercado alvo foi feita em conjunto pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.
"O mundo árabe talvez seja um dos mercados mais promissores para o setor de alimentos", destaca Jorge Duarte de Oliveira, diretor da Central Exporta Minas, órgão do governo de Minas Gerais que trabalha pela promoção comercial do estado no exterior. Posteriormente, um terceiro setor irá integrar a lista de áreas de promoção comercial nos países do Oriente Médio e Norte da África. A escolha desta nova área será feita com o auxílio da consultoria vencedora do processo de licitação. Atualmente, a maior parte das exportações mineiras é composta por minérios e produtos metalúrgicos.
Oliveira conta que, após a definição da consultoria, também serão abertas as oportunidades para a candidatura de 15 empresas mineiras de porte médio, dos três setores definidos, e que tenham interesse em exportar para os países árabes. "Haverá a definição de um plano estratégico para a internacionalização destas empresas, voltada para o mundo árabe. Elas passarão a ter um acompanhamento da consultoria durante o período de oito meses", conta o diretor da Central Exporta Minas.
Neste período, revela Oliveira, as empresas participarão de uma missão comercial que passará pelos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito. A data da missão deverá coincidir com a realização da feira Big 5, de construção civil, ou Gulfood, de alimentos, ambas realizadas em Dubai.
Um ponto importante ressaltado por Oliveira é que há um interesse maior do que apenas vender mercadorias aos importadores árabes. O projeto tem objetivos mais amplos, revela, como a captação de investimentos árabes para as empresas mineiras, a obtenção de contratos de vendas de longo prazo e até a formação de joint-ventures entre empresas mineiras e árabes. "Buscamos um tipo de relacionamento comercial mais elaborado, sempre baseado no ganho mútuo", apontou.
De acordo com Oliveira, o processo de licitação para a escolha da consultoria teve a candidatura de empresas de 15 países. Uma das exigências para a participação foi de que as companhias tivessem escritórios nos países árabes. A definição da vencedora deverá sair ainda na primeira quinzena deste mês. As empresas que tiverem interesse em participar do projeto já podem entrar em contato com a Central Exporta Minas, pelo e-mail estrategia@exportaminas.mg.gov.br.
Cenário atual
Hoje, a pauta de exportações de Minas Gerais para os países do Oriente Médio e Norte da Áfica é concentrada em produtos do setor sucroalcooleiro, minero-metalúrgico e alimentar, além do setor de joalheira, metais e pedras preciosas. As exportações mineiras para os países da região registraram um crescimento de 449,1% entre 2003 e 2010, totalizando US$ 1,31 bilhões no último ano.