São Paulo – A empresa paulistana Muriel está procurando novos distribuidores para seus cosméticos no mercado árabe. Ela já vende sua linha capilar, infantil e de desodorantes há dois anos para a Líbia e quer entrar em novos países.
Segundo André Boldarim, diretor de Novos Negócios da Muriel, a empresa tem negociações em andamento com importadores dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Iraque. "Queremos encontrar parceiros para distribuir os produtos em redes de supermercados, varejo e salões", diz o executivo.
As exportações para o país africano começaram por meio da participação da Muriel da feira BeautyWorld Middle East, maior evento do setor de cosméticos do Oriente Médio, que acontece anualmente em Dubai, nos Emirados Árabes.
Atualmente, a companhia dedica de 3% a 5% de sua produção às vendas externas. Seus cosméticos vão para dez países, sendo Angola seu maior comprador. Já a Líbia está entre os cinco maiores mercados da Muriel, absorvendo 20% das exportações da empresa.
"O cosmético brasileiro é muito bem aceito no mercado árabe. Nossa linha é muito procurada por cabeleireiros e consumidores naquele mercado", diz Boldarim. Com os novos contatos, ele acredita que as vendas aos árabes possam dar um grande salto. "Em pouco tempo, um ou dois anos, dá para dobrar ou triplicar", destaca.
De acordo com o diretor, a Muriel é líder no mercado nacional na venda de óleo mineral capilar e de ceras finalizadoras (para cabelos). Em 2009, a empresa faturou R$ 90 milhões, sendo R$ 1,77 milhão proveniente das exportações. Com sede na cidade de São Paulo, a companhia existe há 25 anos e emprega 400 funcionários.
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