São Paulo – Maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a Anuga, realizada em Colônia, na Alemanha, contou neste ano com a participação do Projeto Halal do Brasil, uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para fomentar a participação de empresas nacionais no mercado halal internacional. De acordo com a gerente de Projetos Internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Dantas, a feira foi uma oportunidade de “posicionar o Brasil” como um fornecedor halal.
“Foi muito importante participar porque foi a primeira vez que a feira deu visibilidade para o produto halal, foi a primeira vez que a feira montou um mercado halal, fez uma conferência halal. O fato de o Brasil participar tanto na conferência como no mercado expondo trouxe uma visibilidade muito grande. O evento estava cheio e foi importante posicionar o Brasil como produtor e fornecedor de produtos halal. O fato de as certificadoras estarem lá deu força para o projeto”, afirmou Dantas.
Produto halal é aquele feito de acordo com as normas sagradas do islamismo. Certificadoras são empresas privadas que auditam a produção halal e certificam que esta produção está de acordo com as regras do Islã. O Brasil tem uma população muçulmana pequena, mas é um grande exportador de proteína halal. Entre os principais consumidores de alimentos halal estão nações do Norte da África, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Europa.
No Halal do Brasil Day, dia de ação promovido na feira para marcar a posição do Brasil neste mercado, o Projeto Halal convidou o ex-jogador brasileiro do Bayer de Munique, Giovane Élber, para percorrer a feira e promover os produtos brasileiros. Além disso, os representantes do projeto apresentaram uma palestra sobre o tema na Anuga Global Halal Conference e promoveram um cooking show no estande brasileiro (foto acima).
“Durante o cooking show, a chef de cozinha apresentava os produtos brasileiros, falava das marcas. Ela atuou também como uma promoter”, disse Dantas. “Fizemos tanto o contato com as empresas brasileiras para trazê-las para o projeto como pudemos mostrar para o mundo tudo o que o Brasil está fazendo, o potencial, as empresas que a gente tem e a qualidade da certificação”, completou Dantas.
Além das ações do Projeto Halal, o Brasil teve outras iniciativas na feira Anuga, como o estande com empresas nacionais organizado pela ApexBrasil, a presença da Associação Brasileira de proteína Animal (ABPA) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), entre outras atividades e participações. Além de Fernanda Dantas, a Câmara Árabe foi representada na Anuga pelo vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Mourad.