Dubai – A indústria gaúcha de ovoprodutos Naturovos acaba de fechar dois novos negócios com um país asiático e um do Golfo durante a Gulfood, feira de alimentos e bebidas de Dubai, da qual participa pela segunda vez com estande no pavilhão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ovoprodutos são produtos resultantes da transformação dos ovos.
A companhia de 65 anos produz e exporta ovos processados líquidos desde 2005, e em pó desde 2010 – antes disso, comercializava apenas o ovo na casca. São cinco tipos de produtos líquidos: ovo líquido, a clara líquida, a clara líquida com alta aeração, a gema de ovos com sal e a gema de ovos com açúcar. Em pó, são quatro: o ovo em pó inteiro, a gema em pó, a gema em pó com enzima para preparo de maionese – com a enzima, ela aguenta altas temperaturas – e a clara em pó de alta aeração, para fazer clara em neve, suspiro e merengue, entre outros preparos.
A empresa também faz formulações de ovos sob medida para a indústria alimentícia. “O cliente pode escolher a porcentagem de açúcar ou sal que ele quer e nós fazemos”, disse Luciano Hartmann, coordenador comercial para os mercados interno e externo da Naturovos. A empresa vende para o food service e catering.
A companhias está baseada na cidade de Salvador do Sul. Ela processa atualmente 2,5 milhões de ovos por dia e em 2019 exportou para 15 países. “Este ano estamos com a meta de chegar em 20 países, e só em janeiro, já exportamos para nove”, contou Hartmann. Segundo o executivo, a Naturovos é a maior exportadora de ovoprodutos do Brasil.
Na Gulfood, os contatos estão fluindo com potenciais clientes dos Emirados e outros países árabes, principal mercado da empresa, na frente da Ásia e da América do Sul. “Hoje os árabes representam 25% do total exportado”, disse Hartmann.
Segundo o executivo, a feira superou as expectativas e a empresa deve voltar com estande no ano que vem. “Não esperava 25% do que foi, fizemos bastante contato e encontramos pessoas importantes do ramo alimentício, foi um networking de alta qualidade, gente que vem fechar negócio mesmo, que não fica só olhando”, declarou.
Na foto acima, da direita para a esquerda, Hartmann, o CEO João Carlos Muller e o diretor comercial Anderson Muller Herbert.