Marina Sarruf
São Paulo – A empresa brasileira Naturovos, produtora de ovos de galinha, começou a exportar para o mercado árabe em fevereiro deste ano e após dez meses os árabes já representam 25% do total das vendas externas da empresa. "É um mercado que está crescendo muito e tem um grande potencial", afirmou o gerente de exportação da Naturovos, Anderson Muller Herbert.
Atualmente a Naturovos tem quatro clientes árabes, dois em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um no Catar e outro em Omã. Todos os contatos foram feitos na viagem de Herbert a Dubai em fevereiro. "Exportamos para eles 10 contêineres por mês. Os árabes são grandes consumidores de ovos", disse Herbert. Em cada contêiner vão 450 mil unidades de ovos.
As expectativas da empresa para o próximo ano é que exportações para o mercado árabe aumentem em 30%. Um dos motivos para esse crescimento é que até o final de janeiro a Naturovos vai começar a vender gemas e claras separadamente para atender algumas indústrias alimentícias. Outra novidade da empresa é a produção de ovos em pó, que deverá começar em setembro.
Segundo Herbert, os novos produtos também serão produzidos para atender a demanda dos árabes. "Eles também são grandes consumidores de ovos em pó", afirmou. Herbert disse ainda que para conseguir atender a grande demanda do mercado árabe, a empresa precisou redirecionar a produção, diminuindo a sua participação no mercado interno. Atualmente 65% da produção da Naturovos vai para o mercado externo.
Além de grandes consumidores, os árabes também são exigentes. De acordo com Herbert, cada ovo embarcado para região tem que ter data de fabricação, validade, país de origem e nome do fabricante. Nos ovos também são aplicadas etiquetas em árabe contendo informações do produto.
Outros mercados
A primeira exportação da Naturovos foi realizada em 2004 para Angola. Apesar da empresa estar no mercado há mais de 40 anos, foi no ano 2000 que começaram os investimentos em tecnologia para aumentar a capacidade de produção. Segundo Herbert, no início a empresa produzia 200 caixas de ovos por dia, o que significavam 72 mil unidades por dia. Hoje, são produzidas 3,2 mil caixas por dia, o que representa 34 milhões de ovos por mês.
Após esse aumento da produção, a Naturovos passou a exportar para a República do Congo, Serra Leoa, Gana, Guiné-Bissau e Togo, além dos países árabes. A empresa também conta com aviários próprios automatizados e climatizados e sua estrutura ainda comporta uma fábrica de rações, responsável pela produção dos alimentos das aves, que somam um total de 1,5 milhão.
Localizada na cidade gaúcha de Salvador do Sul, a Naturovos emprega 180 funcionários e produz diversos tipos de ovos, como o extra vermelho, que possui as gemas mais avermelhadas; o ovo rico em ômega 3; o tipo orgânico; o caipira, que são ovos de aves criadas soltas que recebem uma alimentação exclusivamente vegetal, entre outros.
Naturovos
Tel. +55 (51) 3638-5500
Email: naturovos@naturovos.com.br
Site: www.naturovos.com.br

