São Paulo – A Vonpar, empresa dona da marca de chocolate Neugebauer, tem planos ambiciosos para o mercado árabe. A divisão de Alimentos da companhia pretende estar presente com suas marcas em todos os países árabes no prazo de um ano. A informação é do gerente de exportações da Vonpar, Alejandro Regalini. Além dos chocolates Neugebauer, famosos no sul do Brasil, a área de alimentos da Vonpar inclui doces, balas e pirulitos Wallerius e os lácteos Mu-Mu. Entre as três marcas, os produtos Wallerius, feitos dentro das regras halal e com tradição em exportação, são os mais vendidos no mundo árabe, segundo Regalini.
De acordo com o gerente de exportações, de um ano para cá as vendas para os árabes avançaram 80% e representam 20% do total enviado ao exterior. Na região, a divisão de alimentos da Vonpar exporta para Iêmen, Emirados Árabes, Palestina, Egito, e Argélia. Os argelinos e iemenitas compram da empresa há mais tempo, mas os demais países foram desbravados há menos de um ano. A iniciativa tem o dedo de Regalini, que entrou na empresa em 2009 e é descendente de libaneses, além de italianos. Regalini entrou na Vonpar já com contatos de clientes árabes – da sua atuação em outros ramos – mas quer ampliar o leque.
“Queremos que nossas exportações alcancem todos os países árabes”, diz. No segundo semestre deste ano o gerente pretende viajar à região para conseguir novos importadores. Ele também procura vendas no Iraque e em outros países que não são árabes, tais como Irã e Paquistão. Aumentar as exportações dos alimentos Vonpar em geral é um dos focos atuais da empresa. A divisão de alimentos, aliás, foi criada só no final do ano passado, após a compra das marcas Neugebauer, a Mu-Mu e a Wallerius pela Vonpar. Por isso, cada uma das marcas está em estágios diferentes quando o assunto é exportação.
A Wallerius exportava por meio de tradings e tem tradição no mercado externo, enquanto que a Mu-Mu não era exportadora e a Neugebauer exportava pouco. No final de 2009, as três vendiam para cerca de 30 a 35 países. Neste ano, até agora, os produtos já vão para 50 nações, de acordo com Regalini. A Neugebauer, segundo ele, é a segunda maior marca de chocolates no Uruguai e a quarta na Palestina. Os produtos da Wallerius estão com rótulos em embalagens no idioma árabe e os das outras duas marcas deverão passar pelo mesmo processo, com a profissionalização e estruturação das suas exportações.
O grupo Vonpar é mais conhecido, no Brasil, por sua área de bebidas, já que é fabricante, engarrafador e distribuidor da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na área de alimentos, a empresa tem hoje três indústrias, a da Neugebauer, em Porto Alegre, da Mu-Mu, em Viamão, da Wallerius, em Arroio do Meio, todas cidades gaúchas. Visando mais exportações, porém, a empresa vai construir uma nova unidade para alimentos na região metropolitana de Porto Alegre. Em 2009, a Vonpar destinou cerca de 20% da sua produção ao mercado externo, o que deve saltar para 35% neste ano.
Segundo informações do site da Vonpar, a área de alimentos tem faturamento anual de R$ 250 milhões e mil funcionários. A Mu-Mu foi fundada em 1945 e produz, além do doce de leite Mu-Mu, também popular no sul do Brasil, leite UHT, doce de frutas, barrinhas de cereal e geléias. Da Wallerius, os produtos mais tradicionais são o pirulito Beija Coração e as balas Mocinho. A Neugebauer fabrica produtos como os bombons Amor Carioca e o tablete Stikadinho. Na área de bebidas, a Vonpar, além de franqueada da Coca-Cola, é distribuidora da Femsa Cerveja Brasil, que inclui marcas de cervejas como Heineken, Bavaria e Kaiser.
Contato:
Vonpar
Telefone: +55 (51) 3337 3900
E-mail: alejandro.regalini@wallerius.com.br

