Saiba no Boletim da ANBA desta quarta-feira (12) que o Egito está expondo 21 marcas de produtos na Fispal Food Service, feira de alimentação fora do lar que vai até sexta-feira (14), em São Paulo. O Escritório Econômico e Comercial do país árabe na capital paulista está com um estande na mostra, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Entre os itens apresentados estão azeitonas, tomates secos, ervas e especiarias, alcachofras, tahine, halawi, hommus, tâmaras, hibisco, sucos e outras bebidas, e fumo para narguilé. “Destas empresas, 90% ainda não estão atuando no Brasil. Por isso trouxemos os seus produtos para entender o mercado e [saber] se há demanda”, disse o chefe do escritório comercial, Mohamed Elkhatib (foto), à repórter Thais Sousa.
E começou nesta quarta, no Rio de Janeiro, o Congresso Mundial de Câmaras, organizado pela Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês), com participação expressiva de representantes de países árabes. Além da Câmara Árabe Brasileira, estão com estandes na exposição paralela ao evento as câmaras de comércio e indústria de Dubai, Sharjah e Catar. Há participação também de delegações empresariais e palestrantes de nações da região. “Tem tudo a ver estarmos neste congresso que irá receber muitos árabes. Estaremos lá para recepcioná-los e também pretendemos facilitar e construir novas relações”, afirmou o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, à repórter Bruna Garcia. A conferência vai até sexta-feira e a cobertura você acompanha na ANBA.
Confira ainda que a Câmara Árabe recebeu esta semana uma homenagem do Fórum Paulista de Desenvolvimento (Fopa) como reconhecimento ao seu trabalho em prol da economia do estado de São Paulo e do Brasil. “A Câmara tem mais de 65 anos com sede em São Paulo e, sem dúvida, através dessa história, tem feito muito pelo estado”, comentou Hannun.