São Paulo – O diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, fez uma palestra nesta terça-feira (12) na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), no interior de São Paulo, sobre as oportunidades de negócios nos mercados árabes. Compareceram cerca de 70 pessoas, entre empresários, consultores e associados da própria Câmara.
O executivo falou sobre os 22 países do Oriente Médio e Norte da África que compõem o mundo árabe, como fazer negócios nesses mercados, os serviços oferecidos pela Câmara Árabe, as feiras que a entidade participa no Brasil e no exterior, qual a pauta do comércio bilateral, quais os produtos com maior potencial de exportação para lá e de importação para cá, quais empresas brasileiras estão presentes na região e quais companhias árabes atuam em território brasileiro.
Na seara das exportações, Alaby citou oportunidades nas áreas de alimentos, cosméticos, produtos médicos e odontológicos, autopeças, máquinas agrícolas, madeiras, móveis, entre outras. Na outra ponta, ele destacou o potencial de importação de alimentos, itens étnicos – como artesanatos, algodão, têxteis, tâmaras e vinhos.
Ribeirão Preto é um importante polo agrícola e industrial e a Câmara Árabe tem empresas desta região do estado de São Paulo entre suas associadas. A entidade pretende ter um estande na Agrishow, feira do ramo agropecuário que ocorre na cidade de 29 de abril a 03 de maio. “A participação [da Câmara] está quase fechada”, afirmou Alaby.
Ele ainda aproveitou para visitar a empresa Gnatus, fabricante de equipamentos odontológicos, que exporta para diversos países e quer reforçar sua presença no mercado árabe.