Novo ministro de Comércio Exterior do Líbano é brasileiro

Hassan Mourad foi indicado com a formação de um novo gabinete no país árabe. O cargo não existia no governo anterior. Ele nasceu em São Paulo em 1976.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – O novo Ministro de Estado para Comércio Exterior do Líbano nasceu no Brasil, mais especificamente em São Paulo, em 05 de março de 1976. Hassan Mourad assumiu o cargo em 31 de janeiro, quando foi formado o novo gabinete ministerial do país árabe, após mais de nove meses de articulações. O primeiro-ministro segue sendo Saad Hariri, e o presidente, Michel Aoun. O cargo de Mourad não existia na formação anterior do gabinete.

Segundo Rudy El Azzi, cônsul do Líbano em São Paulo, a pasta de Mourad não é subordinada ao Ministério da Economia. “O cargo de Mourad não tem estrutura de um ministério, mas apenas um escritório para tratar de assuntos de comércio exterior; é a primeira vez que o governo tem essa especialização”, informou.

O novo gabinete libanês, em Beirute

Mourad, em entrevista à uma rádio libanesa, disse que sua pasta envolve relações exteriores, indústria, agricultura e economia voltadas para a exportação de produtos libaneses.

No primeiro discurso após sua posse, Mourad reiterou a posição do novo governo em defender a Causa Palestina no Oriente Médio. Nesta quinta-feira (07), Mourad fez sua primeira viagem ministerial, para a Turquia, junto com o ministro da Economia e Comércio, Mansour Bteish. O objetivo era abordar assuntos como o desenvolvimento do intercâmbio comercial entre os dois países e a resolução das questões pendentes sobre exportação.

“Desejo sucesso para o novo governo e ministros do Líbano, inclusive o ministro Mourad, e espero que ele possa desenvolver as relações de comércio entre Líbano e Brasil”, disse o cônsul El Azzi.

A família de Mourad viveu no Brasil por pouco tempo. Ele nasceu em São Paulo, mas logo a família retornou ao Líbano. Segundo El Azzi, ainda há muitos membros da família Mourad no País. “Os tios de Hassan Mourad ainda moram em São Paulo, bem como seus filhos e netos”, contou.

O pai de Mourad era Abd Al-Rahim Mourad, deputado no Líbano e ex-ministro da Defesa e da Educação do país. Hassan Mourad é casado com Reem Al Assaf e tem dois filhos.

A maior comunidade libanesa do mundo fora do Líbano fica no Brasil, com cerca de 10 milhões de pessoas, incluindo descendentes. A população do Líbano é de 6 milhões de habitantes, segundo dados de 2017.

Divulgação
Presidency of Lebanon/Handout/Anadolu Agency/AFP

Publicações relacionadas