Da redação*
São Paulo – O número de cartões de crédito no Oriente Médio e Norte da África cresceu 24% em 2006. No ano passado, o total chegou a 6,23 milhões de cartões. Os dados são de uma pesquisa da companhia britânica Lafferty Group. De acordo com projeções da empresa, o número de cartões de crédito na região deverá crescer 51% em 2007 e 2008. As informações são do site árabe de notícias econômicas MENA Report.
A taxa de crescimento do setor nos países árabes é uma das mais altas do mundo. Dos 12 mercados analisados pela Lafferty, a Jordânia apresentou o maior percentual de aumento: o número de cartões de crédito no país aumentou 61% no ano passado, chegando a um total de 275 mil. A Tunísia ficou em segundo lugar, com 55 mil cartões de crédito em 2006, um aumento de 55% em relação a 2005.
A indústria de cartões de crédito é altamente rentável para os bancos da região. O lucro do segmento antes dos impostos foi de US$ 300 milhões no ano passado, de acordo com a Lafferty. Essa rentabilidade deverá crescer 22% entre até 2008, ainda segundo projeções da companhia britânica.
"A região está apresentando um crescimento incrível, embora a base anterior seja pequena", diz Alison Smithie, gerente do banco de dados World Cards Intelligence, para cartões de crédito, da Lafferty. “Este é o primeiro estudo a revelar de forma abrangente a explosão de popularidade dos cartões de crédito na região. As taxas de crescimento ficaram entre as mais altas do mundo em 2006", acrescentou ele, segundo o MENA Report.
De acordo com ele, países árabes passam por um período de extrema prosperidade e cada vez mais os consumidores estão gastando essa riqueza com cartões de crédito. "Só os países do GCC geraram um lucro antes dos impostos de US$ 235 milhões no ano passado", disse Smithie, referindo-se ao Conselho de Cooperação do Golfo, bloco econômico que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Estas nações são as mais atraentes para as companhias do setor.
Smithie disse também que os países do Norte da África e da região do Levante são menos lucrativos, mas ainda assim muito atraentes, com potencial de crescimento no longo prazo. De acordo com a análise da Lafferty, a Arábia Saudita é o mercado mais lucrativo da região, tanto em rentabilidade total, que foi US$ 107 milhões em 2006, quanto em lucro por cartão, que foi de US$ 95. Os países menos rentáveis no ano passado foram Marrocos, com lucro total de US$ 4 milhões, e Egito, com US$ 20 em lucro por cartão.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum