São Paulo – A Conservas Oderich, tradicional indústria brasileira de conservas de carnes e vegetais, condimentos e compotas de frutas, quer ampliar os negócios com os países árabes. A empresa exporta para o Oriente Médio há mais de 20 anos e tem produtos da cullinária árabe. Os principais importadores árabes são Jordânia, Líbano, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Agora, a Oderich está negociando novos contratos com Egito, Líbia e Argélia, países árabes localizados no Norte da África.
"Acreditamos firmemente no aumento das vendas para a região e estamos tomando algumas ações com esse objetivo, principalmente em relação a esses três países (Egito, Líbia e Argélia)", disse o gerente de exportação, Paulo Kayser de Souza.
Segundo ele, a importância do mercado árabe para e empresa é tanta que em 2003 a Oderich desenvolveu produtos específicos para a região como o hommos (creme de grão de bico com azeite de gergelim), baba ghannouge com tahine (creme de berinjela com azeite de gergelim) e foul madamas (fava cozida). Todos são produzidos na fábrica sediada em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul.
"Nos preparamos para atender aos hábitos locais, com qualidade e competitividade. Fizemos muitas pesquisas para poder acertar o padrão local", afirma o gerente. De acordo com Souza, os países árabes representam um excepcional potencial para a linha de produtos em função do perfil dos consumidores e da amizade e simpatia cultivadas durante anos de convivência.
Hoje os principais produtos da pauta de exportações da empresa são carne bovina enlatada, fiambre de carne bovina e frango e salsichas enlatadas. As exportações no geral são responsáveis por 25% do faturamento. As vendas externas normalmente são feitas diretamente ou por meio de distribuidores. A Oderich costuma participar de feiras no Brasil e no exterior, como a Sial, em Paris, e a Anuga, em Colônia, na Alemanha.
Empresa familiar e de capital 100% nacional, a Oderich foi fundada em 1908. Hoje possui três fábricas de alimentos em conserva, instaladas nas cidades de São Sebastião do Caí e Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, e na cidade de Orizona, no estado de Goiás. Ela tem também uma fábrica de embalagens metálicas, na cidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, responsável pelo fornecimento das latas de aço utilizadas nas unidades produtivas.
A Oderich gera 2.300 empregos diretos e produz mais de 200 produtos diferentes como conservas de carnes, legumes, compotas de frutas, molhos, pickles, atomatados e maioneses. A capacidade de produção anual é superior a 100 mil toneladas de alimentos e a 300 milhões de unidades de embalagens. As frutas, legumes e verduras são produzidas por mais de duas mil famílias de agricultores em parceria com a Oderich.
Contato
Telefone: +55 (51) 3635 1609
E-mail: comercioexterior@oderich.com.br
Site: www.oderich.com.br

