São Paulo – A subsidiária brasileira da empresa OnixOil, que tem sede nos Estados Unidos, quer atuar no setor petrolífero dos países do Oriente Médio e Norte da África. No Brasil, a companhia já presta serviços para indústrias como Petrobras e Braskem.
Tiago Faierstein, diretor-comercial, explica que, no mercado nacional a empresa atua em dois focos principais: a limpeza de tanques de petróleo e a inspeção industrial com o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).
“Fazemos a limpeza química de tanques de petróleo sem a necessidade de confinamento (entrada de pessoa no tanque). Usamos um produto totalmente biodegradável. A limpeza não envolve risco humano e é ecologicamente correta”, explica o executivo.
Já os VANTs são usados para monitoramento de áreas muito altas e de difícil acesso, incluindo as torres de flare, que são aquelas torres que emitem chamas em seu topo e servem para queimar parte da produção de gás que não pôde ser utilizada.
De acordo com Faierstein, para realizar a inspeção das torres de flare sem os VANTs é necessária a parada de produção e a espera de uma semana para o resfriamento. Com os aparelhos, a inspeção pode ser feita com a torre em funcionamento.
Nos Estados Unidos, a OnixOil também produz equipamentos para a perfuração de poços de petróleo, como brocas e válvulas, entre outros, mas são os serviços realizados no Brasil que a empresa quer levar ao mundo árabe.
Segundo Faierstein, nos países árabes não existem empresas que prestem o mesmo tipo de serviço realizado pela OnixOil, por isso o interesse em entrar naqueles mercados com este portfolio. “Deu muito certo no Brasil e, com certeza, vai dar muito certo no mercado petrolífero de lá”, avalia o executivo.
O diretor da OnixOil conta ainda que, inicialmente, os equipamentos utilizados nos países árabes seriam produzidos no Brasil, mas que, no futuro, a produção poderá ser local. “Existe a possiblidade de podermos montar uma planta lá. Vai depender da demanda do mercado”, afirma Faierstein.
Para prospectar clientes nos países árabes, a OnixOil se associou este mês à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. De acordo com Faierstein, as primeiras conversas com a entidade indicaram Omã, Arábia Saudita e Egito como potenciais mercados para a empresa.
A OnixOil existe há 15 anos nos Estados Unidos e tem seu foco de atuação no mercado brasileiro, concentrando 80% de seus negócios no País. Porém, foi só em setembro deste ano que a subsidiária brasileira foi aberta.
A partir da matriz norte-americana, a empresa também opera na França, Espanha, México e Panamá. A OnixOil possui plantas em Houston (EUA), Aracaju e Salvador.
Contato
OnixOil
Site: www.onixoilllc.com
Email: tiago@onixoil.com.br
Tel.: +55 79 9813-6838


