Viena – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu por unanimidade aumentar a produção do grupo em cerca de um milhão de barris por dia, anunciou nesta sexta-feira (22) o ministro saudita da Energia, Khaled Al-Faleh (foto acima), em Viena. As informações são da agência argelina Algérie Presse Service (APS).
“Eu acredito que isso irá contribuir para maneira significativa para responder à demanda suplementar que nós prevemos para o segundo semestre”, disse o ministro. Segundo a APS, a Arábia Saudita, apoiada pela Rússia e os Estados Unidos, defendia tal aumento num contexto de alta dos preços e de potenciais tensões sobre o mercado petrolífero.
De acordo com a APS, Riad e Moscou queriam alterar o acordo de limitação da produção firmado pela Opep e outros países produtores no final de 2016, que contribuiu para o aumento dos preços da commodity, mas o Irã, cujas capacidades de produção e produção são limitadas em função de sanções econômicas norte-americanas, se opôs até esta manhã ao aumento de produção com receio de perder receitas e participação no mercado, principalmente frente aos seus rivais regionais sauditas. No fim, porém, a medida foi aprovada.