São Paulo – O Oriente Médio tem mais de US$ 100 bilhões em projetos planejados e em execução no setor de aeroportos, segundo levantamento da empresa de pesquisas de mercado MEED, de Dubai. O tráfego de passageiros na região está 11% acima da capacidade dos terminais aéreos, mas novos empreendimentos nos próximos 10 a 20 anos podem criar capacidade adicional para 400 milhões de passageiros anuais, de acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (29) pela Emirates News Agency (WAM).
O tráfego de passageiros no Oriente Médio cresceu 9,8% no ano passado, em comparação com 2015, segundo dados do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês). Foi a segunda região do mundo que mais cresceu, depois de Ásia-Pacífico.
Nesse sentido, será realizada em Dubai de 15 a 17 de maio a feira Airport Show 2017, que irá reunir operadoras de aeroportos com fornecedores do setor. De acordo com a WAM, mais de 200 representantes de 60 operadoras estarão na mostra para rodadas de negócios.
“A expansão dos aeroportos no Oriente Médio tem impulsionado o crescimento da aviação mundial com as inúmeras oportunidades de negócios que criou para as indústrias e fornecedores internacionais”, disse o diretor da Reed Exhibitions Middle East, responsável pela feira, Daniyal Qureshi, segundo a WAM. “Com a previsão de crescimento do número de passageiros, a indústria da aviação espera mais investimentos”, acrescentou.
Ainda de acordo com a agência de notícias, são esperados na feira compradores de países como Argélia, Armênia, Burkina Faso, Egito, Jordânia, Líbano, Marrocos, Paquistão, Catar, Sudão, Tanzânia, Kuwait, Seychelles e dos Emirados Árabes Unidos.