Silwan Abbassi*
Brasília – Os países do Oriente Médio e do Norte da África subiram de posição no Índice de Desenvolvimento Varejista Global 2007 (GRDI, na sigla em inglês), realizado pela empresa de consultoria administrativa A.T. Kearney, dos Estados Unidos. As informações são do jornal egípcio Al Ahram. No ranking deste ano, Arábia Saudita, Tunísia, Egito, Marrocos e Emirados Árabes Unidos ficaram entre os 20 países mais atraentes para os investimentos no setor.
De acordo com o jornal, isto ocorreu em virtude da forte expansão do varejo, do crescimento do produto interno bruto (PIB) e da busca dos consumidores locais por um estilo de vida ocidental. A Arábia Saudita ficou em 10° lugar, a Tunísia em 11º, o Egito em 14°, o Marrocos em 15º e os Emirados em 18º.
A classificação do Egito foi resultado de um crescimento de 9% nas vendas do varejo, principalmente por causa do desempenho da rede francesa de supermercados Carrefour. Na Arábia Saudita também os hipermercados foram os principais responsáveis pelo aumento das vendas. A rede Carrefour planeja abrir mais 20 hipermercados nos próximos 10 anos na região e o grupo Casino, também da França, quer abrir outras 15 lojas nos próximos 3 anos.
Os investimentos em varejo nos Emirados vêm crescendo rapidamente. Os cinco maiores varejistas do país detêm 20% do mercado. Em 2008 será inaugurado em Dubai o maior shopping center do mundo, o Dubai Mall. O shopping terá mais de 800 mil metros quadrados. As redes de hipermercados Carrefour, Casino e Spinneys estão presentes no país.
Os três países emergentes mais atraentes para o investimento no varejo, segundo o GRDI 2007, são a Índia, a Rússia e a China. O Brasil ficou em 20° lugar na lista.
O GRDI analisa 30 mercados emergentes para determinar quais os mais favoráveis ao investimento no setor varejista e serve como guia para companhias do setor elaborarem suas estratégias de desenvolvimento global.
O índice classifica países emergentes com base em 25 variáveis, entre elas risco político e econômico, atratividade do mercado varejista, nível de saturação do mercado e a diferença entre o PIB e o crescimento do setor.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum