Emirates News Agency*
Tóquio – Os países do GCC foram os principais fornecedores de petróleo do Japão em maio de 2007, respondendo por 77,6% das compras petrolíferas do país asiático. Dos 109,82 milhões de barris comprados pelo país, 28,6% saíram da Arábia Saudita, 26% dos Emirados e 11,8% do Catar.
Os três países foram os maiores fornecedores de petróleo ao Japão e responderam por 66,4% das compras petrolíferas nipônicas, segundo informa a Agência de Energia e Recursos Naturais do Japão, uma organização ligada ao Ministério do Comércio, Indústria e Economia do país.
O Kuwait foi o quinto maior fornecedor, responsável por 7,7% das compras petrolíferas japonesas. Omã foi o sexto maior fornecedor da região, responsável pelo fornecimento de 3,5% da commodity e o Iêmen, 0,8%. Já o Irã vendeu 9,1% do petróleo consumido no Japão.
Os países do Oriente Médio como um todo foram responsáveis 87,4% do petróleo consumido pelos japoneses em maio deste ano. Outros países foram responsáveis pelos 12,5% restantes de petróleo comprados pelo Japão no mês.
*Tradução de Mark Ament