Emirates News Agency*
Dubai – O número de hotéis nos seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) deve alcançar 2,2 mil em cinco anos, um aumento de 46% quando comparado aos 1,5 mil que existiam até o ano passado. A estimativa é da organização da Hotel Show, feira do setor de hotelaria que vai ocorrer entre os dias 22 e 24 de maio em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O GCC é uma união aduaneira que reúne Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. Todos são grandes exportadores de petróleo, com exceção do Bahrein que só exporta derivados, e têm passado por uma grande expansão no setor imobiliário em geral. Atualmente o bloco econômico negocia um acordo comercial com o Mercosul.
"Existem muitos empreendimentos em construção por toda a região, o que eleva a demanda por produtos e móveis para hotéis e escritórios". disse Jonathan Berger, diretor comercial da World Media Dubai, organizadora da Hotel Show. "Hoje a demanda por hospedagem na região está maior do que a oferta e a expansão hoteleira que vimos nos últimos anos vai continuar", acrescentou Bernard Walsh, diretor-geral da empresa ao jornal árabe Gulf News.
De acordo com informações da World Media Dubai, por causa do grande crescimento do setor hoteleiro, a sexta edição da Hotel Show terá 425 expositores, número 40% do que o registrado na edição do ano passado. Dubai somente prevê um grande crescimento no número de visitantes, com a construção de 150 hotéis nos próximos cinco anos. Este ano o emirado espera receber 7 milhões de turistas e estima que o número vai aumentar para 15 milhões até 2010.
Empresas Paulistas
Para tentar conquistar um pedaço desse mercado, nove empresas paulistas vão participar da Hotel Show, como resultado de uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e o governo de São Paulo. Elas vendem utensílios para cozinha e mesa, produtos para decoração, móveis, cosméticos, alimentos, entre outras mercadorias. As companhias vão ocupar uma área de 72 metros quadrados que será batizada de "Espaço São Paulo".
Paralelamente à Hotel Show será realizada a quarta edição da Office Exhibition, destinada ao setor de produtos para escritórios e que reunirá cerca de 200 participantes. "Ambas as feiras estão ligadas a dois importantes setores em Dubai", declarou Walsh.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

