Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Para apresentar as oportunidades de investimentos na Palestina, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) vai promover uma conferência entre os dias 21 e 23, em Belém. Entre os objetivos do evento estão o de promover parcerias entre empresários palestinos e estrangeiros e o de divulgar a política do governo para a criação de um ambiente favorável ao setor privado. O Brasil vai participar por meio da sua embaixadora em Ramallah, Ligia Maria Scherer.
“A expectativa para o evento é muito grande”, disse ela por telefone à ANBA. Cerca de 600 empresários palestinos e estrangeiros confirmaram presença. Segundo Ligia, os principais áreas para investimentos são manufaturas, agronegócio, turismo, imóveis, construção e infra-estrutura, tecnologia da informação, comunicações, serviços financeiros e sociais. “O país tem muito tino e talento. Existem muitas oportunidades”, afirmou Ligia.
De acordo com ela, existe um interesse muito grande por parte dos europeus no país árabe. O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, que é o representante do Quarteto – Nações Unidas, Estados Unidos, União Européia e Rússia – para o Oriente Médio, vai participar do evento. O presidente da ANP, Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro, Salam Fayyad, também vão estar na conferência, além de outros ministros palestinos.
Nos três dias de conferência vão ser realizadas sessões plenárias e setoriais e reuniões bilaterais entre empresários. “A idéia é que o empresário venha ver, ouvir e fazer negócios”, disse a embaixadora. Segundo ela, devem comparecer ao evento cerca de 400 empresários palestinos.
No evento serão anunciados mais de 80 projetos de investimentos, além de ser lançado um sistema de parceria público-privada. Segundo informações do site do evento, a Palestina vem trabalhando para facilitar e aumentar o comércio exterior. Nos últimos anos, o país assinou acordos de livre comércio com a União Européia, Associação Européia de Livre Comércio (EFTA), Estados Unidos, Canadá e Turquia. A Palestina também fechou acordos comerciais com a Rússia, Jordânia, Egito, Marrocos, Tunísia e países do Golfo.
De acordo com a embaixadora, a conferência de Belém tem por base o Plano de Reforma e Desenvolvimento Palestino, endossado pela Conferência de Doadores de Paris, realizada em dezembro de 2007, da qual o Brasil participou. Na ocasião, a comunidade internacional fez uma doação de US$ 7,7 bilhões à Palestina.
As inscrições para o evento, que será realizado no Hotel Jacir Palace Internacional, já estão encerradas. Mais informações sobre a conferência no site www.pic-palestine.ps