São Paulo – A empresa Mineirin Egypt completou em janeiro um ano entregando pães de queijo ao público do Cairo. Fundadora da marca, a brasileira Ana Paula Rothstein Ramos de Lima, de 38 anos, faz o produto em sua receita clássica e em variações como a vegana e a light. As vendas são feitas de forma online e a empreendedora criou, inclusive, uma plataforma para isso: a Brazilian Table.
Nascida em Florianópolis, Santa Catarina, a empreendedora conheceu o Egito como turista ainda em 2010. Depois, junto ao marido, ela foi chamada para trabalhar como voluntária por 18 meses e, por fim, ambos foram contratados de forma definitiva. “No Brasil, trabalhávamos há muitos anos na mesma organização, que tem presença em mais de 120 países no mundo. Depois, fomos chamados para trabalhar na sede dessa organização, no Cairo. E foi uma virada na nossa vida”, relatou Lima à ANBA.
Embora não seja mineira, a empreendedora revela que aprendeu a receita da massa do produto ainda em casa. “Fui criada em Santa Catarina comendo pão de queijo. Era coisa de casa, a vida toda. Sempre fiz pão de queijo, ainda mais me casando com um mineiro”, diverte-se.
A catarinense trabalhava na área de Comunicação e Marketing quando, depois de ter a segunda filha, decidiu fazer uma pausa e repensar a carreira. “Passados seis meses da licença maternidade não remunerada, eu tive uma conversa em um grupo de WhatsApp com amigas, e uma delas perguntou quem fazia pão de queijo e alguém disse que eu fazia”, lembra ela.
Habituada a reproduzir sua receita para receber os amigos em casa, a brasileira viu no pedido das amigas uma resposta para sua vida profissional. “Me deu um clique. ‘Isso eu consigo fazer e com as meninas aqui em casa’, pensei. Fiz os cálculos, tinha todo material em casa para fazer uns cinco quilos. Não achava sempre o polvilho, então já comprava bastante. E foi assim que começou a ideia. Na semana seguinte eu tive mais pedidos. Já fiz o nome, criei o Instagram. E nasceu ali, em 26 de janeiro de 2021, a Mineirin Egypt”, contou Lima.
Comida brasileira à mesa
As vendas da Mineirin inicialmente eram feitas através de contatos via WhatsApp. Com o crescimento da marca, a comunicadora decidiu também criar uma plataforma para divulgar e comercializar produtos do Brasil. “Em outubro [de 2021], nós lançamos o Brazilian Table, que é uma loja virtual feita em parceria com a Jardim Brazil e a Sweet Brazil, também marcas de empreendedoras brasileiras. Sob a minha gestão, e com apoio de um amigo investidor no Brasil, [a Brazilian Table] tem possibilidades de incluir outras pessoas que criarem pequenos negócios”, disse ela.
Para levar a mais clientes os sabores do Brasil, Lima também participa de eventos para vender e divulgar os produtos da Mineirin. “Meu sonho é levar o pão de queijo para hotéis, cafeterias, restaurantes. Já conversei com um grande empresário de uma rede de supermercados. Em novembro também fechamos parceria com uma empresa de delivery. É nosso maior desafio aqui no Cairo, já que não temos condições ainda de ter nossa própria entrega”, explica a brasileira.
A marca também tem feito combos que unem seu produto principal a outros quitutes brasileiros como a coxinha e o brigadeiro. A catarinense também criou variações do pão de queijo, como a versão light, que leva um queijo egípcio 0% de gordura e leite desnatado. Outra opção é o pão de beijo, uma versão vegana, ou seja, que é feita apenas com itens sem origem animal. Há, ainda, a linha premium, com parmesão importado.
A empreendedora está divulgando, ainda, um produto mais recente, a tapioca. Para manter a marca, Lima explica que conta com apoio de amigas, da família e mais recentemente de uma auxiliar. “A gente sempre tem uma rede de apoio mínima para as coisas poderem funcionar, sou muito grata a isso. Tenho hoje uma assistente e a agência de publicidade. E estamos estruturando o planejamento de comunicação para esse ano”, concluiu ela.