Papa visita os Emirados a partir de domingo

Será a primeira viagem de um papa à Península Arábica. Francisco vai participar de diálogo inter-religioso e celebrará missa em Abu Dhabi.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – O papa Francisco vai visitar os Emirados Árabes Unidos de domingo (03) a terça-feira (05). Será a primeira visita de um papa à Península Arábica. O sumo pontífice será recebido no palácio presidencial, em Abu Dhabi, pelo príncipe-herdeiro do emirado, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, que é também comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados.

Na segunda-feira (04), o papa vai visitar a Grande Mesquita Xeique Zayed, onde irá se reunir com o Conselho Muçulmano de Anciãos. Francisco participará também do encontro inter-religioso Conferência Global da Fraternidade Humana, no Memorial do Fundador, que contará com a presença do grande imã da Mesquita de Al Azhar, no Egito, Ahmed Al Tayeb, principal autoridade do Islã sunita.

Na terça feira (05), o papa vai visitar a Catedral de São José, em Abu Dhabi, e irá celebrar uma missa no estádio Zayed Sports City, na capital dos Emirados, onde fará também um sermão.

Em mensagem de vídeo divulgada antes da visita, Francisco disse que o país árabe é uma “terra que busca ser um modelo de convivência, de fraternidade humana e de encontro entre as diferentes civilizações e culturas, onde muitos encontram um lugar seguro para trabalhar e viver livremente, no respeito das diversidades”. O governo dos Emirados declarou 2019 como o “Ano da Tolerância”.

Segundo informações do Vaticano, 901 mil católicos vivem nos Emirados, numa população de 9,23 milhões, ou seja, quase 10%.

Giuseppe Cacace/AFP

Publicações relacionadas