Geovana Pagel
São Paulo – Há oito anos a comercial exportadora Abdouni, com sede em São Caetano do Sul na Grande São Paulo, exporta frutas para o Oriente Médio. Por ano, são enviados de 30 a 40 contêineres contendo mangas, maçãs, laranjas e mexericas produzidas no Sul e no Nordeste do Brasil. Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Líbano, Jordânia e Emirados Árabes Unidos são os principais importadores.
O gerente de exportação Munir Abdouni, neto do imigrante libanês Mohamad Abdouni, conta que a empresa foi fundada em 1951, com o nome de Abdouni Tecidos, para fabricar roupas de cama, mesa e banho. A produção é realizada até hoje em fábricas próprias e terceirizadas no interior dos estados de São Paulo e de Santa Catarina.
Em 1998, a possibilidade de intermediar a exportação de frutas para o Oriente Médio motivou a transformação da empresa em Abdouni Indústria e Comércio – importação e exportação.
Hoje, de acordo com o gerente, a produção da área têxtil, que envolve lençóis, jogos de cama, toalhas e roupões de banho, abastece o mercado interno e é exportada para a Angola. Já a divisão comercial exportadora atende exclusivamente os países árabes. "Os contatos surgiram por intermédio de amigos que vivem nos países árabes", afirmou Abdouni.
As frutas brasileiras no mercado externo
A receita com as exportações de frutas brasileiras em 2005 cresceu 19,3%. Passou de US$ 369 milhões em 2004, para US$ 440 milhões no ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).
Desde 1998 os fruticultores brasileiros contam com o Programa Horizontal de Promoção das Exportações de Frutas e Derivados (Brazilian Fruit), que conta com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex).
Atualmente são atendidos os produtores de 14 frutas frescas (limão, maçã, manga, melão, mamão, uva, abacaxi, banana, laranja, tangerina, pêssego, caqui, morango e melancia), além de processados como polpas, sucos, água de coco, castanha de caju, entre outros.
Os países árabes não estão entre os maiores importadores de frutas brasileiras, mas figuram entre os novos mercados que importam um pouco mais a cada ano. Hoje os países da Europa são os principais importadores das frutas brasileiras, sendo os destinos de aproximadamente 70% das exportações. Os Estados Unidos, Canadá e a América do Sul também são importadores de destaque.
Contato
Abdouni
Telefone +55 (11) 4221-1388
E-mail: abdouni@yahoo.com
Site: www.abdouni.com.br