São Paulo – Dez anos antes de criar a Kans BR, Kátia Nassib Timani, brasileira filha de libaneses, já abria mercado nos salões de beleza do Oriente Médio. Levando produtos para fazer escova progressiva em uma mala, ela conheceu e vendeu para os principais cabeleireiros da região. Fez seu nome e criou credibilidade entre eles. Em 2011, abriu seu próprio negócio e, em 2013, entrou com tudo para exportar sua linha de produtos para restauração capilar, vendendo 100% de sua produção aos países árabes, o que significou, só no primeiro semestre do ano, 30 toneladas de itens embarcados.
“Fui uma mascate. Abri portas de salões importantes por lá”, conta a empresária sobre sua entrada nos países árabes. Entre os salões para os quais vende, ela cita nomes que afirma serem renomados na região, como Manuella, nos Emirados Árabes Unidos, Hia, Pace e Luce, Fahed e Tony Mendelek, no Líbano. Além de Emirados e Líbano, a Kans BR exporta para o Bahrein e para a Arábia Saudita, país que, sozinho, compra metade da produção de cosméticos da empresa.
Com sede em São Paulo, a Kans BR possui duas linhas de restauração capilar, incluindo xampus, condicionadores, loções e máscaras. “São produtos para reequilibrar cabelos com excesso de oleosidade, caspa, queda, com processos químicos”, explica. Segundo Timani, o principal diferencial de seus produtos é que a aplicação é feita no couro cabeludo, enquanto a maioria dos cosméticos capilares é aplicada no fio.
De acordo com a empresária, todos os cosméticos são produzidos com ingredientes não agressivos ao corpo humano. “Podem ser aplicados em grávidas, crianças e pessoas com problemas dermatológicos”, destaca. Timani revela que a empresa trabalha também com produtos desenvolvidos especialmente para cada cliente, o chamado “private label”, ou “marca própria”.
Além dos mercados já mencionados, a empresária está negociando para entrar na China, Estados Unidos, Itália e Nigéria. Entre os países árabes, ela tem outro alvo. “O Catar é o próximo. Estou em negociação, vamos ver se consigo finalizá-la”, diz. Fluente em árabe, Timani conta que trabalhou oito anos viajando e fazendo vendas no Oriente Médio de diversos tipos de produtos, período no qual aprendeu a negociar com os empresários locais. Para o segundo semestre de 2013, ela espera fechar mais 30 toneladas de cosméticos exportados.
No mercado interno, a Kans BR se prepara para fazer seu lançamento no final deste mês. A empresa fará um evento voltado a profissionais do setor e à imprensa. Os países árabes, no entanto, não ficarão de lado na festa. “Será um lançamento com a temática de Dubai”, conta a empresária.
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