Isaura Daniel, enviada especial
Porto Iguaçu (Argentina) – O Paraguai deve abrir uma sede diplomática no Líbano. O compromisso foi assumido pela ministra das Relações Exteriores, Leila Rachid, na última segunda-feira (05), durante um encontro com o embaixador do Líbano para o Uruguai e Paraguai, Victor Bitar Ghanem.
Há cerca de dois meses, representantes da comunidade árabe no país solicitaram ao presidente da República, Nicanor Duarte Frutos, a abertura de uma embaixada ou consulado no país árabe para intensificar as relações comerciais com a região. Ainda não foi, porém, estipulado prazo para a instalação.
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, os libaneses querem comprar carne paraguaia. O Paraguai alimenta o gado no pasto e por isso tem um rebanho natural.
As exportações do Paraguai são basicamente agrícolas. Cerca de 60% dos produtos enviados pelo país ao exterior têm como destino os parceiros de Mercosul. Os demais compradores estão na União Européia, Ásia, África e Comunidade Andina. O Paraguai é o quarto maior exportador mundial de soja.