Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – O Paraná está criando em Campo Mourão, a 460 quilômetros de Curitiba, Noroeste do Estado, um novo centro industrial. Trata-se do Pólo da Indústria de Alimentos, que pretende reunir empresas que transformem a produção agropecuária e se tornar referência nacional no setor.
Aproveitando os benefícios fiscais oferecidos pelos governos estadual e municipal, três indústrias já anunciaram a intenção de se instalar na cidade: a Lecibrás, da Argentina, os Moinhos de Trigo Paraná e a Frangobrás, que vai construir um frigorífico e uma fábrica de ração. As três estão investindo cerca de US$ 17 milhões.
Estas três novas unidades se somarão ao complexo agroindustrial da Coamo Agroindustrial Cooperativa, uma das maiores cooperativas do Paraná, responsável pela movimentação de 3,3% de toda a produção brasileira de grãos e fibras e por 15% da safra agrícola paranaense. Apenas as fábricas da Cooperativa produzem três mil toneladas de óleo vegetal por dia, 160 mil de farinha de trigo, 120 de margarina e 100 mil de gordura vegetal.
O Pólo da Indústria de Alimentos foi criado pela Lei 11.762, de 30 de junho de 1.997, cujos dispositivos ainda não haviam entrado em vigor. A partir de agora, as empresas que se instalarem em Campo Mourão terão benefícios como a isenção de impostos municipais pelo prazo de dois a 20 anos, dilação de 70% do ICMS, a oferta de terrenos com infra-estrutura, doação de lotes e locação de espaços. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) deverá financiar os projetos. Os produtos fabricados na cidade terão o selo do Pólo Brasileiro de Alimentos, criado e patenteado pelo município.
As empresas interessadas contarão com mão-de-obra qualificada. A cidade tem um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e é sede do Centro Integrado de Ensino Superior e da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). Estas instituições oferecem cursos de Tecnologia em Alimentos, Processamento de Alimentos Vegetais, Agronomia, Relações Internacionais com Ênfase em Agronegócio e Engenharia de Produção Agroindustrial.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná