Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) vem adotando uma série de ações com o objetivo de ampliar e fortalecer as relações comerciais com o mercado árabe. Entre elas a divulgação de feiras e missões empresariais no Oriente Médio e Norte da África. "Os países árabes conformam um mercado de (mais de) 300 milhões de consumidores e temos todo o interesse em atendê-lo", disso Ardisson Nahim Akel, coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior da Fiep.
Akel explica que a base industrial do Paraná é diversificada. Além de uma forte presença na transformação da produção agropecuária, o estado tem, atualmente, 22 Arranjos Produtos Locais (APLs). São núcleos de produção industrial especializada, reconhecidos oficialmente pelos governos federal e estadual, que fabricam desde metais sanitários – este localizado em Loanda, a 480 quilômetros de Curitiba – a material hospitalar, no caso o APL situado em Campo Mourão, a 350 quilômetros da capital.
"Estes segmentos econômicos, aos quais podemos adicionar softwares em Londrina, confecções em Cianorte, móveis em Arapongas, portas e esquadrias de madeira em União da Vitória, entre outros, têm grande interesse em atingir o mercado externo. E dentro desta estratégia, os países árabes despontam como um importante alvo a ser atingido", declarou Akel.
"Percebemos que há um grande interesse dos industriais do Paraná em fazer negócios com o mercado árabe", concorda Janet Castanha, do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep. Prova disso foi a movimentação ocorrida no ano passado. Em 2006, doze empresários paranaenses se inscreveram para participar da Feira de Damasco, na Síria. Os ataques israelenses ao Líbano, contudo, adiaram os planos do grupo.
Para este ano, está programada uma série de eventos na região, que devem despertar, mais uma vez, o interesse. Janet cita como exemplo a 40ª edição da Feira Internacional de Argel, que acontece entre os dias 01 e 07 de junho na capital argelina. Multissetorial, nela os industriais paranaenses poderão mostrar seus produtos, conhecer a produção árabe e iniciar ou fortalecer os laços comerciais com países do Norte da África e Oriente Médio, explica ela. A participação brasileira no evento terá promoção da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Outro evento importante é a Feira de Damasco, que acontece na capital da Síria. Também multissetorial, a mostra constitui-se num dos maiores encontros empresariais da região.
Os empresários interessados em participar destas e outras feiras podem entrar em contato com o CIN pelo telefone (41) 3271-9105, ou acessar a página do órgão na internet (www.cinpr.org.br). Uma opção é mandar um e-mail para janet.pacheco@fiepr.org.br. Os industriais do Paraná podem entrar em contato com o escritório regional da Câmara Árabe em Curitiba, pelo telefone (41) 3253-6448 ou pelo endereço eletrônico ccabpr@bsi.net.br, ou diretamente com o departamento de marketing da entidade: (11) 3283-4066 ou marketing@ccab.org.br
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná