Marina Sarruf
São Paulo – A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) pretende promover uma missão empresarial para Síria e Jordânia em setembro. A idéia é levar entre 10 e 15 empresários paranaenses para participar da Feira Internacional de Damasco, evento multissetorial que será realizado na capital do país árabe entre os dias 3 e 12 de setembro. A afirmação foi feita pelo coordenador geral de novos negócios da Fiep, Henrique Ricardo dos Santos, que esteve ontem (23) na Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
"Consideramos o mercado árabe muito interessante para as empresas do Paraná. É um mercado com muito potencial", afirmou o coordenador geral de novos negócios da Fiep, Henrique Ricardo dos Santos. Segundo ele, a missão deverá participar de encontros de negócios e fazer visitas empresariais em Damasco e Aleppo, na Síria, e Amã, capital da Jordânia.
De acordo com Santos, algumas empresas do estado já participaram da Feira de Damasco e tiveram resultados positivos. Entre os setores que deverão fazer parte da missão aos países árabes estão equipamentos agrícolas, alimentos, autopeças, madeireiro mobiliário, médico-hospitalar e produtos farmacêuticos.
"O comércio brasileiro com os países árabes vêm crescendo, mas a participação das exportações do Paraná ainda é pequena. Queremos aumentar as vendas para esse mercado", disse Santos. Segundo ele, a idéia é levar a missão no dia 31 agosto e voltar dia 14 de setembro. Santos também estuda a possibilidade de abrir espaço para empresários de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de empresas paulistas que já costumam participar da feira de Damasco.
Do Paraná
De janeiro a abril deste ano as vendas externas do Paraná para os países árabes somaram US$ 134,48 milhões, o que representou uma queda de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os principais produtos embarcados para a região foram carnes, trigo, soja, automóveis, móveis de madeira e alimentos.
O estado importou dos árabes US$ 4,59 milhões, um aumento de 4,6% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. Os principais produtos comprados foram fertilizantes, máquinas industrias e sementes de anis.
Feira
A Feira Internacional de Damasco já está em sua 53ª edição. Essa é uma das mostras mais tradicionais que a Câmara Árabe participa. No ano passado nove empresas brasileiras participaram do evento. Geralmente a feira recebe mais de 4 mil expositores e visitantes de mais de 50 países. As empresas interessadas em participar da feira podem entrar em contato com o departamento de marketing da Câmara Árabe.
Departamento de Marketing Câmara Árabe
Telefone: +55 (11) 3283-4066
Email: marketing@ccab.org.br

