Marina Sarruf
São Paulo – A empresa paulista Travel Comfort Amenities, fabricante de produtos de higiene pessoal para hotéis, está participando pela primeira vez da Horeca, feira de produtos e serviços voltados para o setor de hotelaria, que começa hoje (21) em Beirute, capital do Líbano, e termina sexta-feira (24). A companhia pretende começar a exportar para os países árabes após os contatos realizados na feira.
Fundada no ano passado, a Travel Comfort Amenities produz sabonetes, xampus, condicionador, hidratantes, espuma de banho e touca de banho para compor kits para hotéis e pousadas nacionais e internacionais. A empresa tem uma capacidade de produção de 350 toneladas por ano e conta com 45 funcionários.
No estande brasileiro, de 30 metros quadrados, além da presença dos diretores da Travel Comfort Amenities, está também o coordenador de operações da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Rodrigo Solano, que está na feira para dar explicações sobre como ter relações comerciais com o Brasil.
De acordo com o secretário-geral da CCAB, Michel Alaby, o Líbano está entre um dos principais destinos turísticos dos árabes, o que mostra a importância do setor hoteleiro no país.
Segundo informações do site oficial da feira, o Líbano, a Jordânia e a Síria recebem, em média, oito milhões de turistas por ano e têm atraído mais de US$ 20 bilhões em investimentos no setor hoteleiro desde 1999.
Nos últimos cinco anos, o Líbano tem apresentado um boom em investimentos em hotéis e restaurantes. Em 2002, o país atraiu mais de US$ 650 milhões de investimentos estrangeiros, dos quais 80% foram para a hotelaria.
Horeca
A organização da feira espera receber mais de 300 fornecedores de 50 países. Dos países árabes, além do Líbano, vão estar participantes da Jordânia, Síria, Iraque, Egito, Bahrein, Omã, Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Tunísia. No ano passado, a exposição recebeu cerca de 18 mil visitantes, 1,1 mil estrangeiros, num espaço de 4.356 metros quadrados.
Comidas e bebidas, equipamentos para bufês, supermercados e lavanderias, móveis e objetos para decoração, uniformes e serviços para hotéis são alguns dos setores que participam da Horeca 2005.
Exportações brasileiras
No ano passado, as vendas externas do Brasil para o Líbano somaram US$ 89,65 milhões. Os principais produtos exportados foram carne bovina, café, castanha de caju e automóveis. Já as importações foram US$ 10,19 milhões. Fertilizantes, alumínio, mármore e doces foram as principais mercadorias compradas do país árabe.