São Paulo – Mil e Uma Noites, Perfume do Amor e Noite da Arábia são alguns nomes dos perfumes da Tunísia que estão encantando as mulheres brasileiras na Art Mundi, feira de artesanato que segue até domingo (12) no Expo Center Norte, em São Paulo. “Aqui no Brasil não tem nada igual”, afirmou o gerente da empresa tunisiana Aimex, Aodi Ridha.
No estande da empresa estão expostas mais de 10 essências. Além das já citadas, também tem de limão, sândalo, baunilha, âmbar, entre outras. “Todas são feitas a base de flores e ervas. Não contém álcool. É tudo natural”, disse Ridha, que costuma vir ao Brasil seis vezes por ano para participar de feiras de artesanato em diversos estados brasileiros.
Segundo o gerente, o laboratório tunisiano que desenvolve as essências tem mais de 200 anos e já está na quinta geração da família. “Todas as essências são nossas criações”, afirmou Ridha, que exporta os perfumes para Europa, Oriente Médio, Japão e Américas. O laboratório emprega 92 funcionários.
Além das essências, que estão entre os produtos tunisianos mais vendidos na feira, o estande oferece vidros de perfumes de diversos tamanhos, cerâmicas, caixinhas de madrepérola, rosa do deserto – que é uma areia cristalizada naturalmente e tem o formato de uma rosa -, entre outros objetos de decoração. Os vidros de perfumes também chamam a tenção das mulheres na feira. São feitos de forma artesanal com vidro soprado e recebem um acabamento em ouro.
A aposentada Jô Azevedo, por exemplo, todo ano compra os mini vidrinhos de perfumes para sua coleção de miniaturas importadas. Nesta edição da Art Mundi ela levou cinco. “O estilo deles é diferente. É uma coisa apaixonante e muito delicada”, afirmou ela, que já tem 25 vidrinhos tunisianos em sua coleção. “No ano que vem eu volto para comprar os maiores”, acrescentou. Cada vidrinho de perfume custa R$ 15, mas levando mais de três é possível conseguir um desconto.
Mais artesanato árabe
Toalhas de mesa, narguilés, móveis de madeira marchetada, capas de almofada, lenços, pratos, terço islâmico, xícaras, espelhos, sinos e diversos outros objetos de decoração da Palestina, Líbano, Síria e Egito podem ser encontrados na Art Mundi. “O povo brasileiro adora tudo”, afirmou a importadora síria Rana Obeid, que compra da Palestina.
Os lenços palestinos, que estão na moda no Brasil, já foram todos vendidos. As xícaras e outras cerâmicas também têm boa saída na feira. “Adoramos mostrar os produtos para os brasileiros. Eles gostam muito de perguntar sobre a nossa cultura”, disse Rana.
No estande da empresa Império Árabe, que vende produtos da Síria e do Líbano, as toalhas de mesa bordadas a mão também chamam a atenção das brasileiras. “O artesanato árabe já é famoso no Brasil. Antes era só a comida que era conhecida”, afirmou o diretor da empresa, Radwan Raad, que trabalha com mais de 50 itens importados.
Outra empresa que importa produtos árabes é a Elbaraka, que tem duas lojas em São Paulo. Segundo o supervisor da importadora, Mahmoud Magib, nos últimos cinco anos aumentou o número de lojistas que vendem produtos árabes no Brasil. “Importamos mercadorias mais de três vezes ao ano”, disse.
Serviço
Arti Mundi
Data: de 03 a 12 de outubro
Local: Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme- São Paulo
Horário: de segunda à sexta-feira, das 13 às 22 horas, sábados e domingos das 10 às 22 horas
Preço: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 para estudantes. Crianças até 11 anos e adultos acima de 60 anos não pagam
Site: www.feiraartmundi.com.br