São Paulo – A diversificação das exportações do estado de Pernambuco para o mundo árabe foi um dos principais temas de um encontro nesta quarta-feira (12), na sede da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). Setenta empresários participaram da palestra ‘Comércio exterior com o mundo árabe’, promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
No ano passado, 97,26% das exportações de Pernambuco para os países árabes foi de açúcar e produtos de confeitaria. O estado teve receita de US$ 86,5 milhões com vendas ao mundo árabe.
Segundo Rodrigo Solano, gerente de Desenvolvimento de Mercado, a palestra abordou as oportunidades de negócios que existem além deste segmento e os empresários mostraram interesse em exportar produtos como água, moda e alimentos, inclusive regionais, como a rapadura.
“Oportunidade existe, mas é preciso investimento em marketing porque os árabes ainda não conhecem estes produtos. Uma vez desenvolvido, eles podem ser blindados de concorrência”, explicou Solano durante a palestra.
De acordo com o gerente, os empresários também quiseram saber mais sobre como investir nos países árabes e atrair investimentos para seu estado, além dos caminhos para estabelecer uma empresa em um país árabe.
Durante o evento, Elias Hadi, secretário administrativo comercial da Câmara Árabe, falou ainda sobre os serviços que a entidade oferece e como ela pode auxiliar os empresários a estabelecerem contato com os países árabes.
Josias Albuquerque, presidente da Fecomércio de Pernambuco, conta que esteve em Dubai, em 2009, quando ouviu uma palestra da Câmara Árabe sobre a feira anual de construção Big 5. "Então, achei que seria importante que Pernambuco estivesse envolvido neste mercado", relatou.
"Queremos que a Fecomércio seja uma ponte de contato com a Câmara Árabe para incrementar o comércio com os árabes", completou Albuquerque.
Um exemplo de como as exportações do estado aos árabes pode variar vem da empresa Ortho Pauher, que fabrica produtos para os pés, como palmilhas, separadores de dedos e calcanheiras. Sua primeira venda para o Oriente Médio ocorreu em janeiro deste ano, em uma exportação para o Catar.
"Como já conseguimos um bom mercado na América Latina, vimos o mundo árabe como uma via para ampliar nossas exportações", contou Pedro Maia, analista de exportação da Ortho Pauher, que participou da palestra na Fecomércio. Segundo ele, a empresa também já está prospectando os mercados da Síria, Líbano e Bahrein.