Pianista brasileira se apresenta pela 1ª vez no Líbano

Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute, recebe a pianista Fernanda Canaud no dia 12 de setembro.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – A pianista brasileira Fernanda Canaud se apresentará pela primeira vez no Líbano no dia 12 de setembro, no Centro Cultural Brasil-Líbano (Brasiliban), em Beirute, capital do país. O concerto “O Brasil da Pianista Fernanda Canaud” começa às 19 horas e a entrada é gratuita. O evento é promovido pela Embaixada do Brasil em Beirute, dentro do projeto Música no Museu, que visa popularizar a música clássica brasileira no exterior.

O recital de música clássica brasileira terá em seu repertório obras autorais de Fernanda Canaud, além de peças de Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, Claudio Santoro, Carlos Cruz, Guerra Peixe, Francisco Mignone, Edino Krieger, Ronaldo Miranda e Ricardo Tacuchian.

“A ideia é dar uma amostra de peças entre o clássico e o popular, com estilos bem variados, como se fosse uma mesa de docinhos sortidos”, disse a pianista. Ela contou que sua composição autoral, Prelúdio nº 1, é uma peça clássica que evoca a bossa nova.

“Estou muito feliz de ir pela primeira vez ao Líbano, foram muitos anos tentando fazer essa viagem, e este é o ano que vou conhecer esse país. A ideia é conhecer e passar a ir regularmente, ainda mais que agora estou morando em Portugal, o que facilita o trajeto”, disse a musicista.

Canaud é doutora em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), mestre em música e bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vive em Portugal desde fevereiro, onde leciona em uma universidade em Covilhã, cidade próxima à Serra da Estrela. “Eu sou pianista acompanhadora das aulas de sopro, o que para mim é inusitado, porque sempre trabalhei dando aulas”, explicou.

Além de suas atividades acadêmicas, Canaud toca música popular brasileira e música clássica, e já se apresentou em recitais em Paris, Amsterdã, Londres, Lisboa, Coimbra, Madri, Bogotá, entre outras cidades globais. A pianista tem quatro álbuns de piano solo e participou de diversas coletâneas musicais.

Além do concerto em Beirute, Canaud fará outras três apresentações pelo Líbano. Dia 13 de setembro ela se apresenta na cidade de Ajaltoun. Dia 16, haverá um recital em Zahlé, e dia 19, em Trípoli. Mais informações na página da artista.

Serviço

O Brasil da Pianista Fernanda Canaud
12 de setembro, das 19h às 21h
Centro Cultural Brasil-Líbano
Beirute, Líbano
Entrada gratuita
Tel.: +961 1 322 905
Email: brasiliban@itamaraty.gov.br

Marcos Rodrigues

Publicações relacionadas